Auditores da Receita analisam proposta
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de abril de 2008
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que se arrasta desde 18 de março, pode terminar na próxima semana. A previsão dos grevistas é que o governo federal apresente uma proposta que será analisada em assembléias em todo o Brasil pela categoria até o começo da semana que vem. A previsão é do presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) de Foz do Iguaçu, Alfonso Burg.
Ele lembrou que, na última sexta-feira, o governo apresentou uma proposta verbal de aumentar em 25% o salário inicial dos auditores em um prazo de quatro anos. Os trabalhadores querem que o prazo seja reduzido para três anos. A reivindicação inicial era para um reajuste salarial de 42%.
O presidente do Unafisco de Paranaguá, Rodrigo Sais, disse que, ontem 66 delegados sindicais estavam reunidos em Brasília para fazer uma avaliação da greve. Ontem, também ocorreu uma reunião no Ministério do Planejamento com a presença de dirigentes sindicais para discutir a paralisação da categoria.
Burg disse que, com a greve, muitas indústrias e transportadoras suspenderam o embarque de cargas para a fronteira de Foz do Iguaçu. ''Os caminhões parados geram um prejuízo muito grande além de existir risco de assalto e violação da carga'', disse. De acordo com ele, um caminhão parado custa, no mínimo, R$ 300 por dia, sem considerar os prejuízos com a carga. Ontem, o pátio da Estação Aduaneira do Interior (Eadi) de Foz do Iguaçu estava praticamente lotado com 750 caminhões. ''Não temos como estacionar mais carretas'', disse.


