O consórcio Cobrape-Urbtec realiza, nesta quinta-feira (10), a quarta audiência pública do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. No evento será apresentado o Plano de Ações do estudo, discutido anteriormente em duas oficinas técnicas realizadas no início de setembro em Londrina e em Maringá. A proposta do plano de desenvolvimento é reunir Londrina, Apucarana e Maringá, além dos municípios que compõem as respectivas regiões metropolitanas, por meio de estratégias de desenvolvimento integrado.

Em andamento desde abril de 2018, o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte deverá desenvolver soluções integradas para 15 municípios nas áreas de economia, meio ambiente, mobilidade, serviços públicos, entre outros. Para isso, são avaliadas as principais vocações econômicas, infraestrutura de transporte e logística, serviços públicos, bacias hidrográficas e diversos outros fatores.

Na audiência desta quinta-feira, os participantes irão conhecer o Produto 11 - Relatório de Plano de Ações Consolidado, no qual são formulados e detalhados os planos, programas, projetos e ações prioritárias para curto, médio e longo prazo, até 2035, hierarquizados por prazos de execução, acompanhados de propostas orçamentárias, cronogramas físicos e indicação preliminar de fontes de recurso que permitam a implementação do plano. A iniciativa é do Governo do Paraná, com financiamento do Banco Mundial.

Para o superintendente do Idepplan (Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana), Carlos Mendes, a integração é fundamental, pois dá corpo a um conjunto de cidades que, individualmente e sem planejamento regional, não têm números nem representatividade para competir num cenário nacional e muito menos mundial.

“É preciso perceber que a competição já não é mais com o vizinho e sim com outras regiões nacionais que, já organizadas, vem ganhando espaço neste cenário, e também com outros países como o Paraguai, que usam e abusam de incentivos fiscais e legais para atrair investimentos, e a China, que comercialmente ameaça o mundo. Enquanto isso, vemos montadoras se instalando em Goiás (que não tem Porto), ou seja, os estados do Norte e Nordeste já atraem investimentos que hoje, para nós, são extremamente improváveis."

O evento, aberto a toda a comunidade, acontece às 18h30, no Auditório do Senac, em Apucarana, localizado na rua Gastão Vidigal, 185, Centro.