As obras de implantação da unidade industrial da montadora Volkswagen/Audi no município de São José dos Pinhais,
na Região Metropolitana de Curitiba, estão dentro do cronograma e a produção dos automóveis Audi A3 deve ser iniciada até fevereiro de 1999. A informação foi divulgada ontem pelo diretor da Audi, Nikolaus Feil, durante visita do governador Jaime Lerner às obras da empresa. Lerner aproveitou a visita para conhecer e dirigir o primeiro veículo Audi A3 inteiramente montado na linha de produção brasileira. ‘‘É emocionante ver os carros que serão exportados para todo o mundo sair daqui com sotaque paranaense’’, disse o governador. No mês de julho a produção da Audi ganha mais um modelo, com o início da fabricação do modelo Golf. A partir de setembro de 99 deve estar começando no Brasil a produção da versão quatro portas do Audi A3, que começa a ser fabricado em setembro desse ano na Alemanha. ‘‘Teremos poucos meses de defasagem entre o que é lançado na Alemanha e o que é fabricado aqui, pois necessitamos apenas de pequenos ajustes de projeto para fabricar qualquer carro da Audi no Brasil’’, disse Feil. Esses ajustes seriam necessários devido às diferenças entre as características de estradas e ambiente de cada continente.
O presidente da Volkswagen do Brasil, Herbert Demel, se mostrou entusiasmado com a evolução das obras, principalmente em relação ao nível de tecnologia que vai ser utilizado na linha de produção. ‘‘Estamos provando que é possível construir aqui automóveis com a mesma qualidade que os da Europa e do Japão.’’ Demel informou que a produção da unidade paranaense vai ser comercializada no Brasil, Mercosul, América Latina e o excedente para outros lugares do mundo. Apesar de se mostrar confiante com o sucesso do investimento de R$ 750 milhões na nova unidade, Demel disse que a empresa foi forçada a rever as previsões de faturamento, depois de sentir os reflexos da política econômica de juros altos do governo. ‘‘Mesmo assim acreditamos que foi melhor o pacote e as perdas divididas entre os empresários do que a volta da inflação’’.
Demel informou que o desaquecimento que atingiu o setor provocou uma redução de 20% nas vendas no mercado brasileiro este ano, em comparação ao desempenho de 1997. Ele acredita que esse prejuízo só vai ser recuperado no final de 1999, e prevê um crescimento no ano 2000. ‘‘Acredito que recuperamos 10% das perdas em 1999, e no ano seguinte vamos ter um crescimento real de outros 10%, o que é bom apesar de termos perdido um ano de trabalho com a queda nas vendas’’, disse Demel. A meta da Audi é produzir 160 mil automóveis/ano após o ano 2001.DivulgaçãoO número 1O governador Lerner com o primeiro protótipo paranaense do Audi A3: ‘‘sotaque paranaense’’Guilherme Vieira

mockup