Curitiba A Audi confirmou ontem o encerramento da produção do Audi A3 na fábrica de São José dos Pinhais, localizada na Região Metropolitana de Curitiba. O modelo não será mais fabricado no Paraná a partir do final de agosto.
De acordo com a assessoria de imprensa da Audi, com a chegada ao Brasil do novo A3 importado, não haverá motivo para continuar a produção no Estado. No mês passado, a unidade paranaense produziu 300 carros.
O secretário do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Jamil Dávila, disse que o encerramento da produção provocaria de 70 a 80 demissões. A Audi informou que nenhum funcionário será demitido.
O Audi A3 teve o lançamento da geração nova há um ano na Europa. A empresa acredita que não justifica ter um investimento grande no Brasil para um carro que foge à realidade do padrão brasileiro de poder aquisitivo. A fábrica da Volkswagen do Paraná produz atualmente os modelos A3, Golf, Fox, CrossFox e Fox para exportação que tem como destino Europa e América Latina.
Sem jogos - A seleção brasileira ficará sem a torcida dos metalúrgicos das montadoras Volkswagen e General Motors. Empresas e funcionários não fecharam acordo para compensar as horas e o expediente será normal na produção e nos setores administrativos.
Na Volkswagen, 8 mil funcionários da unidade Anchieta (ABC) e outros 5 mil de Taubaté (SP) terão de continuar trabalhando quando a seleção entrar em campo contra a Croácia, na próxima terça-feira às 16h, e contra o Japão, no dia 22, também às 16h. Cerca de 4 mil trabalham no primeiro turno da Volks, que termina as 14h55 e terão tempo de assistir a transmissão.
A empresa disse que tentou, por três meses, entrar em acordo com os funcionários e que eles não a aceitaram nenhuma proposta de compensação das horas. A Volks informou que a última proposta foi liberar os funcionários às 13h30 nos dias 13 e 22. Os metalúrgicos do turno da tarde não trabalhariam e a compensação seria feita no sábado. A empresa informou que as unidades de São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) decidem na próxima segunda se aceitam as propostas da empresa para compensação das horas não trabalhadas. (Com Folhapress)

mockup