Dados divulgados pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) mostram que a atividade comercial paranaense teve uma redução média de 9% em março, primeiro mês da pandemia do novo coronavírus.

Farmácias, supermercados e combustíveis foram os únicos setores que apresentaram crescimento nas vendas. Farmácias tiveram incremento de 21,46%, supermercados de 16,33% e postos de combustíveis 2,47% na comercialização.

Os setores que apresentaram as maiores perdas em março em relação a fevereiro foram os que comercializam bens considerados não essenciais, como vestuário (-43,20%), calçados (-38,92%), livrarias e papelarias (-34,70%), lojas de departamentos (-33,91%) e concessionárias de veículos (-33,15%).

Para a Fecomércio, isso demonstra que cortar despesas desnecessárias foi a primeira providência tomada pelos paranaenses diante da pandemia. O fechamento obrigatório de muitas lojas também limitou os negócios, uma vez que nem todas as empresas comercializavam seus produtos por plataformas digitais e muitas tiveram que se adaptar e migrar para novos canais de vendas.

Na comparação com março do ano passado, apenas os supermercados (12,04%) e as farmácias (9,71%) apresentaram crescimento. A média geral das perdas no comércio do Estado ficou em 11,27%.

No acumulado de janeiro a março, o varejo estadual teve queda de 3,07%, sendo que os únicos setores que não amargaram prejuízos foram farmácias (6,86%), supermercados (6,60%) e combustíveis (2,45%).

Análise regional

Dentre as seis regiões pesquisadas pela Fecomércio PR, somente o varejo de Ponta Grossa teve crescimento de 1,82% nas vendas em março na comparação com fevereiro. Em sentido oposto, a região Oeste foi a que mais sofreu no início da pandemia, com retração de 24,87% no faturamento do comércio. Em Londrina, o varejo teve queda de 8,77%.

Na comparação com março do ano passado, em todas as regiões os resultados foram negativos. A região Oeste teve a maior baixa nas vendas (-24,54%), seguida por Maringá (-21,01%), Sudoeste (-16,55%) e Londrina (-11,63%).

No acumulado do ano (janeiro a março), apenas Curitiba e Região Metropolitana manteve o volume de vendas positivo (0,59%). Nas demais regiões, os comerciantes tiveram perdas: Ponta Grossa (-4,32%), Londrina (-4,82%), Sudoeste (-5,86%), Região Oeste (-7,43%) e Maringá (-10,19%).