Atilano de Oms comanda negócios com a Ucrânia
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de março de 1999
Andréa Bertoldi Especial para a Folha 
O Brasil exportou US$ 71 milhões para a Ucrânia e importou US$ 45 milhões no ano passado. Ancorado nesses números, o novo presidente da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Ucrânia, Atilano de Oms Sobrinho, tomou posse ontem prometendo incrementar essas relações para intensificar os negócios entre os dois países. Para o Brasil, a crise leva a um esforço para ampliar as exportações, e para os ucranianos interessa aprofundar o intercâmbio científico e tecnológico com o Brasil, conforme Atilano de Oms.
A Ucrânia possui uma forte planta industrial de maquinaria e equipamentos pesados, e a melhor tecnologia mundial em canalização de gás, com mais de 120 mil km de gasodutos no país.
No segundo semestre, o Grupo Inepar, do qual Oms Sobrinho é presidente, deve realizar uma missão empresarial à Ucrania. Como o grupo está ligado à área de energia, pretende importar bens daquele país e realizar produção em conjunto para exportar a outros países. Ele informou também que a Ucrânia está iniciando a privatização do sistema de telecomunicação, e que a Inepar tem interesse em oferecer equipamentos e infra-estrutura nesse setor.


