Quem compra um pacote turístico ou passagem aérea em promoção tem que ficar atento às restrições impostas pelas empresas, alerta Alexandre Campinha, professor do curso de Hotelaria e Turismo da Universidade Norte do Paraná (Unopar). ''Se houver algum imprevisto e não puder viajar naquela data, a pessoa tem que estar ciente de que vai sair perdendo, pois existem diferenças tarifárias e multa. Por isto, é bom estar atento às regras referentes à alteração de data ou cancelamento'', afirma.
Campinha alerta que os interessados em viagens promocionais devem se organizar para isso, fazendo uma pré-programação. Ele recomenda a procura por um ''agente de viagem de confiança'' para orientação. ''É importante deixar o agente de sobreaviso, pedindo para que te informe quando aparecer uma promoção'', observa.
O professor diz que pessoas sem filhos em idade escolar e com flexibilidade no trabalho devem viajar na baixa temporada para pegar melhores preços. Segundo Campinha, quanto antes decidir pela viagem, melhor. ''Com antecedência, a possibilidade de pagar mais barato é maior'', afirma. Ele informa, porém, que o percentual de desconto varia muito porque ''hoje existe uma dinâmica maior entre oferta e procura''. (G.M.)

mockup