Finalizando mais um biênio, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina já está com projetos definidos para desenvolver ao longo dos próximos dois anos. Com a eleição prevista para a primeira quinzena de fevereiro e chapa única, o foco é trabalhar em prol do associado, trazendo cursos e eventos técnicos, assim como ampliar o número de membros. Além disso, a proposta de trabalho também envolve a aproximação dos estudantes com a classe, buscando a troca de experiências e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Em visita à Folha, Marcelo Grotti, 50, responsável por liderar a associação nos últimos dois anos, destacou que foram alcançados diversos resultados positivos durante o biênio de 2022 e 2023 graças à união de toda a diretoria. Mesmo enfrentando desafios, ele reforça que foi possível realizar os dois maiores eventos da história da associação, que tem 54 anos, em relação ao número de participantes. Trazendo aspectos técnicos, o agrônomo ressalta que esses eventos trazem o que há de mais novo em tecnologia no campo, já que é isso que move toda a cadeia do agronegócio a produzir mais com menos.

Além de ações voltadas aos associados e a valorização da classe, ele conta que também foram desenvolvidos trabalhos voluntários em prol da sociedade, assim como em prol da sede, que recebeu nova iluminação, por exemplo. Além disso, ele explica que a associação agora é autossuficiente na produção de energia elétrica, já que foram instalados painéis fotovoltaicos.

Com 200 associados ativos, ele reforça que o foco também foi no trabalho de atrair novos membros, assim como aproximar a entidade dos estudantes de agronomia, como forma de prepará-los para o mercado de trabalho e para a vivência prática da profissão. Mais recentemente, ele afirma que foi contratada uma auditoria externa para trazer ainda mais transparência para os associados e para a sociedade, assim como para buscar, junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), a realização de eventos da área na cidade e recursos.

Com a eleição prevista para acontecer na primeira quinzena de fevereiro, Grotti vai se afastar das funções de presidente para assumir a vice-presidência, já que Renato Arantes, 52, vai encabeçar a chapa “Sementes do Saber”. Composta por 10 pessoas, além de apoiadores, a chapa é a única na disputa e já tem planos para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, além de outros projetos que devem sair do papel durante o biênio de 2024 e 2025. Com 30 anos de formação e tendo escolhido Londrina como sua casa desde 2019, Arantes explica que a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina tem muita representatividade e que a considera como uma das entidades de classe mais atuantes do país.

Apesar de concorrentes, ele garante que dentro da associação todos trabalham juntos em prol da categoria. Com uma associação que reúne diversos profissionais da agronomia, do estudante ao que já está há tempos no mercado, o nome da chapa vem da vontade de que o saber seja compartilhado entre os membros.

Dentre os eventos técnicos que pretende trazer, ele afirma que um deles é sobre a cultura do milho, já que um dos diretores da chapa atua na área no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). “Eu estou muito orgulhoso da chapa que nós construímos para dar continuidade no trabalho nessa nova gestão”, ressalta, complementando que o ex-presidente da associação, Gervásio Vieira, vai atuar como diretor de política profissional.

O foco também é nos estudantes ou recém-formados, que muitas vezes saem da graduação sem experiências práticas. Por isso, eles já planejam realizar eventos para que os estudantes possam tirar dúvidas e trocar experiências com quem já está atuando há mais tempo na área. “É trazer especialistas que possam compartilhar esse tipo de conhecimento com os associados”, afirma, complementando que todo mundo é voluntário e trabalha para que o conhecimento seja passado para frente.

Outro proposta que o candidato à presidência tem é a pintura da sede da associação, assim como a construção de uma cozinha industrial, já que o espaço costuma ser alugado para eventos, que ajudam a manter a estrutura funcionando.

Mesmo com as expectativas positivas, Arantes garante que existem desafios que precisam ser superados, principalmente relacionados ao formato dos eventos e atividades para os associados, contribuindo para que novos agrônomos desejem fazer parte da entidade, já que existem cerca de três mil profissionais da área na região.

Apesar de ser voluntária, Arantes pede que os associados participem da eleição, que deve acontecer na primeira quinzena de fevereiro, como forma de valorizar o trabalho que é desenvolvido de maneira voluntária. Para isso, ele afirma que a votação vai ser feita presencialmente na sede da associação, assim como à distância, via formulário eletrônico.