Arquitetas se unem para otimizar trabalho e ganhar mercado
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de abril de 2013
Fábio Galiotto<br>Reportagem Local 
Um grupo de 13 arquitetas formou uma associação, batizada de i_ARQ, com apoio do Sebrae, para organizar eventos e treinamentos que melhorem a prestação de serviços de construção em Londrina. Apesar de ser formado a partir do modelo de núcleo de negócios, o objetivo não é ter melhor poder de compra, mas de venda do trabalho oferecido aos clientes. Assim, o grupo espera resultados mais eficazes e profissionais nas obras.
A metodologia visa a redução de custos em treinamentos para funcionários e fornecedores das empresas que fazem parte da associação, constituída como sem fins lucrativos. Presidente do i_ARQ, a arquiteta Cláudia Meyer afirma que cada uma das integrantes tem o próprio escritório. A cooperação se dará na economia ao contratar ou participar de cursos e palestras, para que todos conheçam inovações do mercado e se adaptem à mudanças na legislação, por exemplo. "Se capacitarmos melhor os prestadores de serviço, o pós-obra vai ser mais satisfatório, com menos ajustes, o que vai resultar em gasto menor de tempo e de dinheiro", conta Cláudia.
Consultor do Sebrae do Paraná para o setor de construção civil, Ricardo Magno diz que a associação de profissionais autônomos para buscar projeção no mercado é inédita no País. "Quando se fala em núcleo de negócios, o pensamento é na compra de um lote com desconto. Como é de serviços, poderão acessar conhecimentos de forma mais eficaz."
Magno acredita que os clientes tendem a perceber que, com as arquitetas que fazem parte do grupo, terão acesso a uma maior diversidade de produtos e de conhecimento. Ainda, prevê benefícios também no relacionamento com prestadores de serviço. "Eles olham para o grupo e sabem que é importante ter contato com elas, que se diferenciam do restante do mercado."
Da mesma forma, é possível investir em uma imagem sustentável para projetos desenvolvidos, o que fortalece as marcas das empresas envolvidas junto aos clientes. Cláudia diz que o i_ARQ já atua no desenvolvimento de ações em benefício de entidades, ao angariar apoio de empresas. "Também estamos para fechar a participação em workshops com universidades de Londrina", afirma.
Nesse sentido, a expectativa é fortalecer a relação com estudantes para estágios e fazer com que todos conheçam melhor a amplitude da função do arquiteto. Cláudia lembra que o profissional da área pode fazer vistorias na hora da entrega de imóveis novos, avaliar preços do imóvel, inspecionar obras e oferecer consultoria e planejamento já na escolha do terreno. "As pessoas desconhecem nossa função e pretendemos divulgar melhor nossos serviços para ampliar nosso mercado e melhorar o rendimento dos nossos negócios", explica, antes de completar que o valor da contratação de um arquiteto é acessível e que diminui os custos de uma obra.


