Arquiteta prefere produtos orgânicos
Uma opção para evitar alimentos com resíduos de agrotóxicos é consumir produtos orgânicos (cultivados sem a utilização de agroquímicos). Essa é a escolha da arquiteta Neide Froehner, 43, que há muitos anos procura utilizar esse tipo de alimento para as refeições de sua família.
Não dá para comer qualquer coisa, é preciso se conscientizar, disse, acrescentando que este, porém, não é o hábito da maioria dos brasileiros. As conseqüências dessa escolha são sentidas na saúde. Os dois filhos da arquiteta, ela garante, têm um sistema imunológico resistente. Nuncam pegam gripe.
Melhores para a saúde, mais caros para o bolso. Os produtos orgânicos custam mais e não são encontrados em qualquer supermercado, o que dificulta o acesso. Neide contou que economiza no supermercado para garantir as verduras, legumes e frutas livres de agroquímicos. Sairia mais caro comprar enlatados e congelados, compara.
Em Londrina, ela tinha dificuldade para encontrar as mercadorias. Hoje, é cliente da loja especializada Orgânica. A proprietária Sueli Souza Martinez confirma que a disponibilidade maior é de produtos de época. Preferimos comprar dos produtores da região para estimular a produção local, comentou. Produtos que podem ser estocados como frango, arroz, feijão, geléia e açúcar, são encontrados o ano todo.





