Buenos Aires - O governo do presidente Eduardo Duhalde insiste que a meta da inflação deste ano é de 15%. No entanto, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) anunciou ontem que a inflação em março foi de 4%. Desta forma, o índice acumulado do primeiro trimestre chega a 9,7%, o equivalente a dois terços da meta para este ano.
Segundo a diretora da área de preços do Indec, Graciela Bebaqua, na última semana de março o aumento dos preços dos produtos foi mais significativo, o que terá influências sobre a inflação de abril. O cálculo do Indec, é que neste mês a inflação seria de 3%.
O presidente do Indec, Juan Carlos del Bello, afirmou que a falta de reajustes nas tarifas das empresas de serviços públicos é que estão ‘‘amortecendo’’ a alta dos preços. Segundo ele, se as tarifas continuarem sem aumentos em abril, a inflação poderia ficar abaixo da previsão de 3%.
No entanto, a população não acredita nos níveis de inflação divulgados pelo governo. As diversas associações de defesa do consumidor argumentam que os preços dos produtos da cesta básica sofreram aumentos de mais de 50%.
Outra má notícia para o governo foi o anúncio, por parte da Associação de Fabricantes de Automóveis da Argentina (Adefa) de que a produção automotiva em março despencou 54,7%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, em comparação com fevereiro deste ano, foi registrado um aumento de 42,7%.
As vendas às concessionárias caíram 22,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mas em relação a fevereiro de 2002, houve um aumento de 16,8%.
A exportação de automóveis (cujo principal destino é o mercado brasileiro) caiu 29,3% em relação a março do ano passado. Mas, em relação ao mês de fevereiro, houve um crescimento de 16,8%.
O primeiro trimestre foi trágico para o setor na Argentina. Segundo a Adefa, no primeiro trimestre, a queda na produção foi de 55,4%. As exportações entre janeiro e março, comparado com o mesmo período do ano passado, chegou a uma queda de 38,4%, enquanto que as vendas aos concessionários caíram 50,5%.

mockup