Imagem ilustrativa da imagem Aposentados que não fizerem prova de vida terão benefício suspenso a partir de fevereiro
| Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm que ficarem atentos ao calendário da prova de vida para não terem o pagamento do benefício interrompido. Após ser suspenso no ano passado, o procedimento voltou a ser obrigatório em 2022 e quem não fizer pode deixar de receber o benefício a partir do mês que vem. A prova de vida deve ser feita por aposentados, pensionistas e titulares de outros benefícios, entre janeiro e abril deste ano, no banco responsável pelo pagamento. No Brasil, segundo o INSS, são mais de 3,313 milhões de segurados nessa situação.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida deixou de ser exigida em razão da pandemia de Covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas acabou suspenso novamente em outubro após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Agora, com a volta da exigência, quem teve a prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021 tem até o próximo dia 31 de janeiro para fazer o recadastramento. Para os segurados com prova de vida vencida em julho e agosto de 2021, o prazo termina em fevereiro. Para os vencimentos em setembro e outubro de 2021, o recadastramento deve ser feito em março e as provas de vida que venceram em novembro e dezembro de 2021, o prazo acaba em abril. Encerrado o prazo, o pagamento do benefício é suspenso no mês seguinte.

Os bancos oferecem a opção de realizar o procedimento em caixas eletrônicos com uso de biometria para quem tem cadastro da leitura da palma da mão, pessoalmente nas agências ou pelos aplicativos oficiais em algumas instituições.

O pensionista Roberto Carlos Pereira aproveitou o primeiro dia de funcionamento das agências bancárias em 2022 para regularizar o cadastro no INSS. Nesta segunda-feira (3), ele foi até uma agência da Caixa em Londrina e deu sorte porque não havia filas. "Faço a prova de vida todos os anos. A minha vai vencer daqui a dois dias e quero deixar tudo direitinho para não correr risco de ficar sem o pagamento", comentou.

A aposentada Ivone Tereza Pereira de Luz também esteve na agência da Caixa nesta terça-feira. O cadastro dela vence neste mês e ela aproveitou a ida ao banco para resolver a pendência. "Foi bem rápido o atendimento. Tenho medo de perder o benefício. Depois dá muito trabalho para resolver", disse.

VISITA EM DOMICÍLIO

Nem todos os beneficiários têm que buscar atendimento presencial. Quem tem biometria facial registrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode fazer a prova de vida digital pelo Meu INSS, ou seja, a partir dos registros da carteira de motorista e do título de eleitor. Idosos a partir de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção podem solicitar visita em domicílio ou em local informado. O agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Há ainda a opção de fazer o procedimento com procurador previamente cadastrado no órgão.

A portaria do INSS 1.366, de 14 de outubro de 2021, define que, a partir deste ano, o mês de aniversário dos beneficiários passa a ser a referência para a renovação da prova de vida, mas os detalhes dessa nova norma ainda estão em discussão entre o órgão e as instituições financeiras.(Com agências)

CALENDÁRIO DA PROVA DE VIDA

Prova de vida vencida entre novembro de 2020 e junho de 2021 - prazo final para o recadastramento é janeiro de 2022

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021 – prazo final em janeiro de 2022

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021 – prazo final em fevereiro de 2022

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021 – prazo final em março de 2022

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021 – prazo final em abril de 2022

VEJA COMO FAZER A PROVA DE VIDA DO INSS NO SEU BANCO

Na Caixa

- Em qualquer agência do banco;

- Nos caixas eletrônicos (se o beneficiário tiver cadastrada a identificação biométrica);

- Os beneficiários do INSS podem consultar a data da última prova de vida realizada no aplicativo CAIXA Trabalhador, pelo telefone 0800 726 0207, opção 7, e nas agências do banco.

No Banco do Brasil

- Pelo celular: o aplicativo do BB precisa estar instalado e o dispositivo deve ter sido liberado. Ao acessar a conta, o cliente entra no menu “Serviços > INSS > Prova de vida INSS”, tira foto do documento de identificação, frente e verso, e uma selfie. O beneficiário pode acompanhar pelo aplicativo BB se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade;

- Pessoalmente, nas agências e nos correspondentes bancários Mais BB;

- Nos caixas eletrônicos, com a biometria digital;

- O banco prevê liberar em breve a prova de vida pelo WhatsApp BB (61) 4004-0001;

- Antes do vencimento da prova de vida, com antecedência de 60 dias, o BB envia alertas da necessidade de renovação para o beneficiário do INSS, por mensagem SMS, no caixa eletrônico, no App BB, no dispensador de senha e no comprovante de pagamento e de saque do benefício.

No Bradesco

- Nos caixas eletrônicos, utilizando a tecnologia da biometria da palma da mão e presencialmente nas agências;

- Nos períodos de pagamento de benefícios, o Bradesco abre suas agências mais cedo para atendimento preferencial desse público.

No Santander

- No terminal de autoatendimento (exclusivo para os clientes com biometria cadastrada);

- Pessoalmente, com o caixa ou gerente de atendimento;

- O banco avisa o beneficiário dois meses antes e após o vencimento da sua prova de vida por SMS e nos terminais de autoatendimento.

No Itaú

- Presencialmente, há duas opções: nos guichês de caixa das agências e com uso de biometria em transações nos caixas eletrônicos Itaú e Banco24Horas;

- Após o procedimento, a prova de vida é automaticamente renovada por mais um ano;

- O banco prevê liberar em breve a prova de vida pelo aplicativo no celular.