As boas-vindas para a estação mais colorida do ano, a primavera, deve ser marcada pelo clima mais frio em todo o Paraná, especialmente em Londrina. A chegada da estação, às 22h04 desta quinta-feira (22), terá instabilidade, com possibilidades de chuva e queda nos termômetros.

A meteorologia prevê mínimas de 10°C na sexta e de 9°C no sábado em Londrina, com predomínio do sol. No domingo (25), um novo sistema de instabilidade pode provocar chuva até a próxima terça-feira. A agrometeorologista Heverly Morais, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) explica que a primavera, que segue até 21 de dezembro, é uma estação de transição, marcada por poucas chuvas e temperaturas mais elevadas.

“Para se ter uma ideia, a maior temperatura já registrada em Londrina foi de 40 graus, no dia 6 de outubro de 2020, mas nesta época também são comuns ventos fortes e chuvas de granizo justamente porque as temperaturas mais altas formam sistemas de instabilidade”, afirma.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) também informa que com a chegada da nova estação devem ocorrer mudanças no padrão de precipitação e temperatura. “As frentes frias passam a estar associadas a um maior volume de precipitação, assim como pancadas de chuva de forma localizada no período da tarde e da noite. Outra característica bastante marcante da primavera é a propagação de áreas de instabilidade do Paraguai e da Argentina em direção ao Paraná que, por vezes, causa a ocorrência de tempo severo”, diz a meteorologista Lídia Mota.

De acordo com ela, a tendência é que a influência do fenômeno La Niña siga influenciando as condições do tempo sobre o Paraná. “Com isso, o nível de precipitação deve se comportar abaixo da média climatológica esperada, ou seja, há uma tendência de tempo mais seco. Já as temperaturas devem se manter dentro da média em grande parte do estado”, diz.

Leia também:

=Temporal causa estragos em Londrina e região

AGRICULTURA

A chegada da primavera marca, na agricultura, a transição de grandes culturas. É tempo de preparar o solo para os cultivos de soja e milho, que predominam na Região Metropolitana de Londrina. Segundo a agrometeorologista Heverly Morais, a previsão climática é de que os meses de outubro e novembro sejam abaixo da média, com pouca chuva e mal distribuídas.

“Podemos ter longos períodos de veranicos e chuva concentrada em períodos curtos. Os veranicos prolongados para agricultura são muito ruins. No ano passado, houve muita seca em dezembro, período mais crítico para a soja porque é quando há o florescimento dos grãos .Estamos preocupados com essa safra, mas a previsão é que seja semelhante ao ano passado, em relação às chuvas abaixo da média para a estação”, comenta Morais.

Algumas recomendações para enfrentar esses períodos secos são: escalonar a semeadura em talhões com cultivares de ciclos diferentes, não inserir população de plantas superior ao indicado, manter o equilíbrio nutricional das plantas, utilizar sementes de boa qualidade e cultivares adaptadas à região.

As altas temperaturas da primavera devem prejudicar as hortaliças, principalmente as folhosas. Devido ao intenso calor, as olerícolas irão demandar muita água de irrigação. Com a previsão de chuva abaixo da normal climatológica e mal distribuídas ao longo da estação, há grande risco de culturas como café, cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas serem prejudicadas, assim como as pastagens. Outros eventos meteorológicos extremos recorrentes na primavera - como vendavais, granizo e raios - poderão causar prejuízos para a agricultura e a pecuária.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1