Enquanto aguardam a publicação do edital do 5G pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para as próximas semanas, as empresas Nokia e Sercomtel assinaram nesta quinta-feira (12) um memorando de intenções de parceria para implantação da nova tecnologia no Paraná. Após evento sobre a conectividade 5G para aplicação no campo na Embrapa Soja, a multinacional do ramo de tecnologia e a operadora de telefonia com sede em Londrina demostraram a aplicabilidade da futura tecnologia em breve teste feito para a imprensa. Na demonstração, o 5G foi capaz de entregar a velocidade de conexão 3.8 Gbps, uma amostra do que deverá chegar ao consumidor final em um futuro próximo.

Imagem ilustrativa da imagem Após evento teste, Sercomtel e Nokia firmam parceria para instalação do 5G
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Baseado na experiência da implantação do 5G em outros países e com o edital batendo à porta, a parceria é vista como importante ferramenta para concorrer no leilão da nova tecnologia. Após a votação do edital no TCU(Tribunal de Contas da União), as regras do edital devem ser publicadas na sequência. As operadoras de telefonia poderão dar seus lances para arrematar as faixas de frequências que cada uma usará para transmitir sinal de 5G no Brasil. Serão quatro à disposição: 26 GHz (voltada à banda larga fixa), 3,5 Ghz (voltado ao cliente final), 2,3 Ghz (voltada a melhorar o 4G e distribuir a 5G) e 700 MHz (voltada a melhorar o 4G). "Não estamos descartando nenhuma dessas opções", informou o presidente da Sercomtel Marcio Arruda.

Para concretizar a implantação do quinta evolução da tecnologia de telefonia móvel a parceria tem sido construída nos últimos meses. "Esse evento de 5G concretiza uma parceria para deixar a nossa rede móvel preparada para o 5G" avalia Arruda. Nesta parceria a Nokia oferecerá a tecnologia, com equipamentos de suporte para rede móvel e serviços. Tanto para melhorar a cobertura e a qualidade do serviço e a experiência do cliente. "A Sercomtel tem um interesse enorme neste leilão do 5G, para atender os clientes residenciais, os clientes corporativos e esse mercado do agronegócio. Obviamente queremos aprimorar nossos produtos para oferecer essa tecnologia", diz o presidente da companhia.

O CEO da Nokia, Ailton Santos, diz que a experiência global da empresa na implantação do 5G traz bagagem para atender as operadoras nessa evolução para o 5G. "Entre as fabricantes, a Nokia hoje tem o maior portfólio de equipamentos tanto para parte fixa e móvel, temos equipamentos necessários para o transporte da informação com fibras óticas e produtos voltados para o softwares de gestão, não só para operação da rede, mas também de serviços aos seus clientes. A gente vai aportar, alinhado à estratégia da Sercomtel, aqueles produtos que fazem sentido para trazer valor agregado ao serviço."

PORTIFÓLIO DE TECNOLOGIA

Com aquisição da Copel, as aspirações da Sercomtel deixa de ser só regional e passa a ser estadual. "Antes de expandir para fora do Estado, nossa missão é tornar a Sercomtel a melhor operadora do Paraná. Aliado a isso, temos uma missão de crescer nosso portfólio. Vamos fazer de Londrina como sede para essas novas tecnologias. Já existem projetos prontos, parcerias com o Sebrae para criar mecanismos para potencializar startups da região voltadas à tecnologia", completou Arruda.

Presente na reunião, o presidente da Copel Telecom, Wendell Oliveira, informou que a antiga estatal paranaense e a Sercomtel, ambas arrematadas pelo Grupo Bordeaux, de Nelson Tanure, irão trabalhar em parceria, mas de forma independente. "Queremos manter a sede Sercomtel em Londrina e focar no que ela é forte hoje: atender o varejo. A Copel atende outras regiões do Estado e nosso objetivo é expandir em fibra ótica, estar nesse leilão do 5G e triplicar o número de clientes em um ano e meio."

A Copel Telecom está atualmente em 85 cidades com o produto Copel Fibra, de varejo, e nos 399 municípios com os produtos corporativos. Entretanto, o nome não deverá ser mantido por questões contratuais. Weldel Oliveira não adiantou se haverá fusões das marcas. "Entendemos que o nome da Sercomtel é fortíssimo e não tem o menor plano de desaparecer, o evento de hoje ratifica o que estou dizendo. Quanto a Copel Telecom estamos com uma agência de marketing estudando qual é a melhor alternativa."