Apoio técnico
O governador Beto Richa deu o aval para nomear 92 novos servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ao todo, são 33 pesquisadores e profissionais de nível superior, 30 técnicos de nível médio e 29 operacionais, aprovados no último concurso realizado em 2010. As nomeações fazem parte do processo de reestruturação do Iapar. Segundo o diretor-presidente do Iapar, Florindo Dalberto, os novos profissionais deverão assumir os seus postos já em fevereiro. Essa ação, avalia ele, deverá reduzir o impacto da perda de funcionários por aposentadoria que a instituição vem sofrendo nos últimos anos. Os aprovados serão distribuídos nas unidades de Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Paranavaí e Santa Tereza do Oeste. A maior concentração de servidores deverá ser em Londrina, por conta da demanda dos laboratórios de pesquisa.
MP pode estabilizar preços do etanol
A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) comemorou a edição da Medida Provisória (MP) que equaliza juros e autoriza a criação de linhas de crédito para a estocagem de etanol, publicada ontem no Diário Oficial da União. Segundo a entidade, a MP abre espaço para que as usinas iniciem a safra 2012/13 com crédito e regras que podem ajudar a estabilizar os preços do etanol. A entidade lamentou, no entanto, que a medida tenha sido anunciada na entressafra, quando os estoques estão reduzidos. Porém, não descartou já financiar a estocagem do etanol anidro, misturado em 20% à gasolina, ainda antes da próxima safra. A regras para a MP serão definidas pelo Conselho Monetário Nacional em janeiro. (Agência Estado)
Exportação por Paranaguá é histórica
O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá acaba de atingir a maior movimentação de sua história. De janeiro até ontem, foram exportadas 13,9 milhões de toneladas de produtos. O recorde anterior foi registrado em 2001, quando o volume exportado pelo complexo alcançou 13,8 milhões de toneladas. Criado nos anos 70, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá escoa soja, farelo de soja, milho, açúcar e trigo. O sistema é único no Brasil e integra nove terminais que, juntos, tem capacidade nominal de armazenagem de 950 mil toneladas.





