Vânia Casado
De Curitiba
O secretário da Agricultura, Antonio Poloni, anunciou investimentos na modernização dos sistemas de levantamento de safras e de fiscalização. Foram comprados 25 aparelhos GPS (Geoprocessamento de Dados) e de software específico para o gerenciamento do programa, no valor de R$ 40 mil. Os aparelhos foram distribuídos entre os núcleos regionais em todo o Estado. A tecnologia vai imprimir mais precisão nas estimativas de safra e acompanhamento da sanidade dos rebanhos e lavouras.
Os aparelhos serão usados pelos técnicos para a coleta de informações de todos os pontos geográficos do Estado, que poderão ser visualizadas através de mapas nos terminais computadorizados. Os aparelhos servirão também como instrumento importante na comprovação de áreas livres de doenças, conferindo respaldo maior às negociações internacionais para a obtenção de declaração de áreas livres de doenças que hoje representam barreiras nas relações comerciais com outros países.
Segundo Poloni, a prioridade agora é o cadastramento de todas as propriedades que tenham rebanho de suínos, com o objetivo de erradicar a peste suína clássica, a próxima zoonose que a Secretaria da Agricultura vai concentrar esforços no seu combate. Os aparelhos GPS vão permitir mapear as regiões onde existem focos da doença e com isso poderão ser combatidos com maior eficiência.
Com as informações do GPS pode-se estabelecer políticas de controle de trânsito de animais e vegetais. As rotas de transporte e cargas de produtos agropecuários podem ser desviadas para longe das áreas de risco, evitando a possibilidade de contaminação de doenças.