Anunciado leilão para a compra de biodiesel
PUBLICAÇÃO
sábado, 06 de outubro de 2007
Lorenna Rodrigues<br>Folhapress 
Brasília - O governo fará quatro leilões para a compra de cerca de 840 milhões de litros de biodiesel. A partir do ano que vem, será obrigatória a adição de 2% do óleo ao diesel vendido em todo o país. Do total comercializado, 80% terá que ser feito com oleaginosas plantadas por pequenos agricultores.
Serão feitos dois leilões na primeira quinzena de novembro, para a entrega em janeiro do ano que vem, e outros dois nos primeiros quinze dias de dezembro, para entrega em fevereiro.
O anúncio dos leilões é feito duas semanas depois de o ex-diretor de Gás e Energia da Petrobrás, Ildo Sauer, criticar o programa de biodiesel do governo federal.
No dia 22 de setembro - um dia depois de sua saída da estatal, substituída por Maria das Graças Foster - Sauer disse ao jornal ''O Globo'' que o programa de biodiesel ''tem sido um desastre.''
De acordo com a legislação, em 2013, o percentual obrigatório de biodiesel acrescentado ao diesel será de 5%. O governo pretende, porém, antecipar esse percentual para 2010.
Puxado pela expansão do mercado de biocombustíveis, o consumo de álcool no Brasil deverá superar o da gasolina em 2020. A estimativa é do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que projeta uma participação de 71,6% de veículos flex na frota brasileira.
''Os combustíveis para automóveis leves virão da agricultura e não da extração, produção e refino de petróleo.'' A estimativa de Gabrielli leva em conta o volume de álcool hidratado e anidro -aquele que é misturado à gasolina.
Ele afirmou que a Petrobras vai atuar, sobretudo, na exportação e logística do álcool. Em 2015, projeção mais recente, a Petrobras deve exportar 4,7 bilhões de litros de álcool.
Santelisa Vale
A Santelisa Vale, empresa resultado da fusão entre as usinas da Companhia Energética Santa Elisa e da Companhia Açucareira Vale do Rosário, anunciou nesta semana o objetivo de, em três anos, dobrar a moagem de cana, passando de 18 milhões de toneladas para 35 milhões de toneladas.
Segundo maior grupo produtor de açúcar e álcool do país, o Santelisa Vale, de Sertãozinho (SP), tem faturamento anual de R$ 1,8 bilhão e lucro de R$ 170 milhões. A área plantada de cana é de 240 mil hectares, com aproximadamente 60% da colheita mecanizada, superando o índice determinado por lei, que é de 30%.


