Em 2019, a publicação da lei 12.912 transformou a Sercomtel Contact Center, que prestava serviços à Sercomtel, na CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento). A lei possibilitou que a empresa fosse desvinculada da operadora e se tornasse uma sociedade de economia mista com outras atribuições além do serviço de contact center.

Imagem ilustrativa da imagem Antigo Contact Center da Sercomtel passa por reestruturação
| Foto: iStock

No ano passado, a Sercomtel foi privatizada e, em julho deste ano, encerrou o contrato de prestação de serviços com a CTD por mudanças de estratégia, conta Pedro Sella, diretor de Tecnologia da Informação e Operações da companhia. Com isso, a reestruturação da CTD, já prevista na lei, precisou ser acelerada.

"Quando começou o trabalho de privatização da Sercomtel, já começou o planejamento das empresas coligadas que faziam parte do grupo. No momento, o prefeito, com a diretoria da Sercomtel, reposicionou a atuação estratégica da CTD, dando a ela a agregação de fazer projetos de cidades inteligentes e governo inteligente", lembra o diretor.

Com a lei, "o serviço de atendimento deixou de ser o serviço principal" da CTD, afirma Sella. "Não quer dizer que não vai ocorrer, temos clientes nessa área e vamos continuar. A estratégia é posicionar a empresa como indutora do desenvolvimento da cidade de Londrina", ele continua.

O objetivo é que a companhia atue nos eixos de cidades inteligentes (Smart City); governo inteligente (GOV Digital); promovendo a comunicação e o relacionamento da administração pública com os usuários de seus serviços (Conexões); atendendo a demandas personalizadas da administração pública, com foco em equipamentos de hardware e software para suporte às operações e à gestão de atividades da organização (Sob Medida); e prestando serviços especializados de compliance, TI (Tecnologia da Informação) e governanças para a administração pública (Suporte Gerencial/ADM).

Com a reestruturação, Sella afirma que será necessário fazer uma mudança no perfil de funcionários. Segundo ele, até o momento, não houve demissões: parte dos funcionários está obtendo treinamento e sendo realocado em outros projetos. A empresa conta atualmente com 250 funcionários.

RUA INTELIGENTE

A CTD será responsável por todos os projetos da prefeitura que envolvem as tecnologias citadas. "Somos por força de lei do executivo promotor dessas soluções", explica Sella. Entre elas está a Rua Inteligente da Sergipe, que conforme noticiou a FOLHA, já conta com uma célula de 5G disponibilizada pela Sercomtel e pela Nokia para testes de soluções por empresas de tecnologia.

A ideia é trazer empresas de tecnologia de Londrina e de fora para fazer testes e validar soluções na Sergipe, gerar negócios com startups e melhorar a experiência das pessoas na rua predominantemente comercial, afirma o diretor da CTD.

HISTÓRIA

A Sercomtel Contact Center nasceu como Ask em 1999, como empresa de fornecimento de serviços de contact center. Contava, na época, com duas filiais, uma em São Leopoldo (RS) e outra em Curitiba. Ambas tiveram as suas atividades encerradas, sendo que em Curitiba ainda estão em fase de encerramento.

Em 2011, a empresa foi transferida para o poder público, e em 2014 começou a prestar serviços para a Sercomtel Iluminação. Dois anos depois, mudou o nome para Sercomtel Contact Center.

Desde a publicação da lei 12.912, a CTD iniciou estudos para a sua reestruturação tendo o call center como sua atividade meio, e não fim. O diagnóstico de viabilidade do negócio foi feito por consultoria realizada pela Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina).

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