Imagem ilustrativa da imagem Antena 5G deverá ser instalada em Londrina em 20 de julho
| Foto: iStock

Está prevista para o próximo dia 20 de julho a instalação, em Londrina, de uma antena de telefonia 5G. O equipamento ficará na área da Embrapa Soja, no distrito de Warta (zona norte), e fará parte de um projeto-piloto do governo federal para utilização da rede 5G em áreas rurais. O município será o primeiro da região Sul e o segundo do País a receber a tecnologia.

A inclusão de Londrina no projeto-piloto foi articulada pela deputada federal Luisa Canziani (PTB-PR). Até agora, apenas Sorocaba, no interior paulista, contava com uma antena 5G, instalada no mês passado por uma empresa privada. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deverão vir a Londrina no mês que vem para acompanhar a instalação do equipamento.

Imagem ilustrativa da imagem Antena 5G deverá ser instalada em Londrina em 20 de julho

Londrina foi escolhida por abrigar o primeiro Polo Tecnológico do Agro instalado pelo Ministério da Agricultura em 2019. A antena terá abrangência em um raio de cinco quilômetros, podendo atingir picos de até dez quilômetros, incluindo a parte urbanizada de Warta. O objetivo do projeto do governo federal é levar a conectividade ao campo e contribuir para o aumento da produtividade das lavouras e da renda do produtor, mas o sinal 5G ficará aberto a todos os usuários que tiverem um aparelho com essa tecnologia.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, o projeto prevê a instalação de uma “fazenda inteligente” no local e, com a tecnologia 5G, será possível aprimorar ferramentas e desenvolver softwares para melhorar e ampliar a conectividade nas áreas rurais.

Além de Londrina, integram o projeto federal os municípios de Rondonópolis (MT), Padef (DF), Uberaba (MG), Ponta Porã (MS), Rio Verde (GO), Petrolina (PE) e Bebedouro (SP). A previsão é de que todos esses municípios recebam uma antena 5G até o final de 2021.