Quatro dias após a abertura do mercado de combustíveis, foi solicitada à ANP (Agência Nacional do Petróleo) uma autorização para a importação de gasolina e diesel.
A empresa que fez o pedido é a trading (empresa de comércio exterior) inglesa Tramp Oil, que atua há 12 anos no Brasil na comercialização de combustíveis marítimos e produtos petroquímicos.
Trata-se, segundo a Agência Folha apurou, de um pedido para carregamento de 30 milhões de litros de gasolina e 20 milhões de litros de diesel – volumes que representam um navio petroleiro padrão.
Até o dia 1º, a Petrobras detinha o monopólio da importação de derivados. Gabriel Kropsch, executivo da Tramp Oil, confirma que a solicitação foi feita, mas disse que não há um prazo para realizar a importação. ‘‘Depende das condições do mercado. Não quer dizer que vamos importar imediatamente.’’ Ele não quis revelar para quem serão vendidos os produtos nem de onde eles serão importados.

mockup