ANP prevê queda de preços dos combustíveis em 2003
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de novembro de 2002
Agência Folha 
Rio de Janeiro O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Sebastião do Rêgo Barros, disse ontem estar confiante na possibilidade de haver uma redução nos preços dos combustíveis, especialmente do gás de cozinha, a partir do próximo ano.
Barros não quis traçar projeções sobre o valor desse recuo, mas disse que a tendência de queda nas cotações do dólar será um dos principais motivos para um corte nos preços.
Anteontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou estimativas de que o gás de cozinha deve subir 6% em 2003. Entretanto, apesar das previsões otimistas para o ano que vem, o comitê projeta manutenção dos preços do combustível e do gás de cozinha até o final deste ano.
O diretor da ANP, que fez ontem uma palestra sobre a política brasileira de energia em um seminário organizado pela FGV-RJ, afirmou que o País precisa reduzir sua dependência externa de GLP (gás de cozinha). Segundo ele, atualmente o Brasil importa cerca de 30% do gás que consome, e essa dependência pode ser considerada um risco.
No entanto, Barros acredita que dificilmente o País se tornará auto-suficiente na questão de gás natural. O motivo é que o País não tem jazidas suficientes para suprir a demanda interna do produto. Ele considera essa situação ''preocupante'', mas afirmou que o ideal é que o Brasil adote uma política de controle de preços que não onere os consumidores, mas que também não fique longe do preço praticado no mercado internacional.


