ANM diz que 80% dos leilões são ilegais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de setembro de 2002
Denise Angelo<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - O número de leilões de imóveis realizados no Paraná cresceu 14,85% no mês de agosto, se comparado a julho. Foram leiloados 350 imóveis de mutuários inadimplentes do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). No entanto, um levantamento feito pela Associação Nacional dos Mutuários (ANM-PR) mostra que 80% dos casos são compostos de execuções extrajudiciais.
Segundo o presidente da ANM, Luiz Alberto Copetti, nestes casos, a entidade vem conseguindo suspender os leilões argumentando que houve desrespeito aos preceitos constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal.
Para combater esta prática, a entidade firmou convênio com o Procon-PR para avaliar gratuitamente cada caso, divulgar e esclarecer os mutuários sobre as principais irregularidades praticadas pelos bancos na condução dos contratos de financiamento imobiliário.
Como problemas mais graves, Copetti cita a elevação do saldo devedor e da prestação do financiamento imobiliário ao que determina o contrato e a legislação, empurrando o mutuário para a inadimplência. ''Porém, quando ingressamos na Justiça, além de garantir na maior parte dos casos a suspensão dos leilões e a permanência do mutuário no imóvel, temos conseguido a devolução em dobro dos valores cobrados a maior, conforme prevê a Código de Defesa do Consumidor'', explica.


