Angelus vence prêmio nacional de inovação
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
<br> Reportagem Local
A Angelus Produtos Odontológicos, de Londrina, venceu a etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação 2009, na categoria Pequena Empresa. O resultado foi divulgado na terça-feira, em Brasília. Além do troféu, a Angelus garantiu recursos financeiro pré-aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para execução de programas de inovação.
''O Prêmio Finep é um instrumento eficaz para estimular e proporcionar a mobilização para a inovação coletiva. Todas as empresas participantes são exemplos para que os outros empresários invistam em inovação'', afirma o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
Esta é a primeira vez que a Angelus conquista o prêmio nacionalmente. Em 2007, a empresa garantiu o primeiro lugar da Região Sul, mas ficou em segundo lugar na classificação nacional. ''Isso é resultado de nosso trabalho em pesquisa e inovação. Desde seu nascimento, a empresa possui o foco inovador, e é com isso que estamos trabalhando há 15 anos'', afirma o presidente da empresa, Roberto Alcântara.
Desde 1994, a Angelus atua na fabricação de materiais inovadores para odontologia. Na área da dentística, por exemplo, desenvolveu uma linha de pinos em fibras de vidro e carbono, mais resistentes e flexíveis do que os disponíveis até então. Com este produto, tornou-se líder de vendas na América Latina. A empresa mantém ainda um programa de auxílio à pesquisa na área odontológica (Programa Angelus de Apoio à Pesquisa), cujo objetivo é apoiar pesquisadores de universidades públicas e privadas que desenvolvam teses ou monografias ligadas à inovação do setor.
O Prêmio Finep é realizado nacionalmente pela Finep, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Paraná, o Prêmio tem o apoio do Sistema Fiep, por meio do IEL e apoio da Unindus, sua universidade corporativa.