Aneel prorroga prazo para cadastro
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de junho de 2003
Candice Dequech<br> Equipe da Folha 
Curitiba A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou ontem o prazo de cadastramento de consumidores de baixa renda, cuja média de consumo mensal está entre 80 e 220 quilowatts-hora. O cadastramento dá direito a descontos de até 65% na conta de luz. Para ter direito ao benefício da chamada tarifa social, o consumidor precisa atender a alguns critérios. Segundo a Aneel, a renda mensal per capita da família deverá ser de, no máximo, meio salário mínimo. Além disso, o consumidor deverá atender a pelo menos uma das seguintes condições: participar do programa Auxílio Gás ou estar cadastrado nos programas Bolsa Escola ou Bolsa Alimentação, do governo federal.
As famílias que utilizam até 80 quilowatts-hora por mês já estão automaticamente cadastradas. São cerca de 100 mil famílias no Paraná e, a Copel prevê que, até o final deste ano, cerca de outras 60 mil famílias ainda se inscrevam. Segundo estimativa da companhia, aproximadamente 50 mil famílias cadastradas pelos critérios antigos ainda recebem o benefício e devem atualizar o cadastro até o final do ano para não perder os descontos.
A Copel está alertando os consumidores de baixa renda através de comunicados enviados junto com a conta de luz da família. Os descontos fornecidos serão de 65% para um consumo de até 30 quilowatts-hora, 40% para um consumo de 31 a 100 quilowatts-hora, e 10% para um consumo de 101 a 220 quilowatts-hora.


