Anatel inicia medição de velocidade de banda larga no País
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de novembro de 2012
Reportagem Local 
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou ontem a fazer as medições para aferir a qualidade da banda larga móvel. De acordo com a agência, o Rio de Janeiro será o primeiro estado a participar das medições. O estado contará com 137 medidores distribuídos em diversos pontos de seu território. O início das medições coincidem com a exigência da Anatel de que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.
A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no País e deve seguir o cronograma (veja quadro), que vai até 2014. Para fazer a medição da qualidade da banda larga móvel, é instalado um aparelho nas redes móveis nos Pontos de Troca de Tráfego (PTT). A Anatel indica o site Brasil Banda Larga (www.brasilbandalarga.com.br) para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida. O serviço estará disponível até o final de novembro. Entre agosto e setembro, foram feitos testes-piloto das medições no Rio de Janeiro, motivo pelo qual a implementação do projeto terá início nesse Estado.
De acordo com a Anatel, outros estados receberão os equipamentos gradativamente. A expectativa é que, até junho de 2013, eles estejam distribuídos em todo o Brasil. As medições incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel. Em todo o País, serão instalados 3,8 mil medidores. O número ainda pode ser ampliado.
Fixa
As medições da banda larga fixa também tiveram início ontem. Para os testes, um equipamento denominado ''whitebox'' é alocado junto ao modem ou roteador de voluntários. Ele precisa apenas estar ligado para enviar informações sobre a qualidade da conexão para a agência. No total, mais de 12 mil pessoas se voluntariaram para realizar as medições. No Paraná, são mais de 1,2 mil. Segundo a assessoria de imprensa da Anatel, os equipamentos ''whitebox'' chegaram ao Estado no mês passado. Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.
Os primeiros resultados da medição da banda larga fixa e móvel devem ser divulgados em dezembro deste ano. A partir destes dados, a Anatel espera reunir informações para adoção de medidas que melhorem o serviço.
Sercomtel
A operadora de Londrina diz ter boas expectativas quanto às medições de banda larga feita pela Anatel. ''Nós já iniciamos uma série de avaliações na estrutura e já temos garantia de banda que dá uma confiabilidade boa. Estamos preparados para sempre ofertar banda além do que a legislação exige'', declara o diretor de Engenharia e Operações da Sercomtel, Valdemar Zambrim.


