Agência Estado
O primeiro aumento das tarifas telefônicas após a privatização pode ser homologado hoje pelo Conselho Deliberativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e deverá ser de 7,9%. A reunião do conselho da Anatel será em Foz do Iguaçu, durante o Futurecom 2000, seminário e congresso do setor de telecomunicações que reúne 140 empresas e operadoras expositoras e mais de 4 mil empresários e executivos. O reajuste deverá entrar em vigor após a publicação no Diário Oficial.
As tarifas de telefonia fixa estão congeladas desde abril de 1997. A partir de julho as empresas passam a ter direito a um reajuste para compensar a inflação acumulada desde abril do ano passado. As empresas foram obrigadas a absorver os aumentos decorrentes da inflação ocorrida até então.
A Anatel está analisando os pedidos encaminhados pelas empresas, que estão reivindicando o direito contratual de reajustar as tarifas. Os primeiros pedidos tomaram por base o IGP acumulado até abril deste ano, que estava em 8,3%.
Mas o presidente da Anatel, Renato Guerreiro, informou ontem que a deflação de maio também terá de ser computada, o que significa que o aumento máximo será de 7,9%. As novas tarifas devem ser diferenciadas, já que cada empresa faz o seu cálculo com base em uma cesta de aumentos que inclui o preço da habilitação, assinatura mensal e o valor do pulso. As empresas podem manter o valor da habilitação e promover um reajuste maior da assinatura ou dos pulsos, por exemplo.
As tarifas de DDD devem subir 7% e as de DDI, 2%. O porcentual é menor devido ao aumento de produtividade. No caso dos telefones celulares, as empresas não pretendem promover reajuste, por causa da competição.
Espelho A Anatel estuda a possibilidade de fatiar a área da concessão da empresa espelho da Tele Centro Sul, que já foi posta à venda quatro vezes mas não foi vendida por falta de interessados. Renato Guerreiro informou que na quinta tentativa a área da concessão deverá ser subdividida nos mesmos moldes da divisão para a concessão da banda B de telefonia celular. Desta forma, haveria uma empresa espelho na área 6 (Centro Oeste), outra na área 4 (Paraná e Santa Catarina) e uma última na área 5 (Rio Grande do Sul). O assunto está sendo debatido com empresas interessadas.

mockup