A inflação deste ano deve ser menor que a do ano passado e próxima ao centro da meta de 4% fixada pelo governo. Esta é a expectativa geral dos analistas. A consultora da Tendências Rita Rodrigues observa que os preços administrados não devem mais ser grandes vilões em 2001. Ela projeta uma queda de 5,8% no preço da gasolina por conta da redução nos preços internacionais do petróleo. Se a queda ocorrer de fato, a gasolina vai puxar a inflação para baixo em 2001.
O chefe do Centro de Estudos de Preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Sidney Melo Cota, lembra que os reajustes de tarifas anuais feitos com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) como os da energia elétrica, cairão para menos da metade em 2001, como aconteceu com o índice que baixou de 20,10% em 1999 para 9,95% em 2000.
Para ele, a menor pressão dos reajustes tarifários pelo IGP-M, somada à queda do preço internacional do petróleo, que indica que, no mínimo, não deve haver aumento de combustíveis este ano.

mockup