Analistas estão certos sobre corte da taxa
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de maio de 2002
Agência Folha 
Brasília A mensagem que o Banco Central enviou ontem ao divulgar a ata da última reunião do Copom foi clara: os juros voltarão a cair. Essa foi a leitura unânime que economistas e analistas fizeram do documento.
Essa foi a ata do Copom mais explícita que me lembro de ter lido. A dúvida não é mais se o BC vai cortar os juros, mas quando, disse José Antônio Pena, economista-chefe do BankBoston.
Pena e outros analistas, no entanto, concordam que é provável que o esperado corte aconteça já na próxima reunião, em junho. O centro da inflação começou a cair, os preços do petróleo se estabilizaram e o BC se mostrou preocupado com a fraca atividade econômica. Por isso, acredito que o corte aconteça em junho, afirmou André Loes, economista-chefe do Santander.
Segundo Pena, a partir de agora a política monetária encosta em um ponto em que passa a ter mais efeito sobre a inflação de 2003 do que sobre a deste ano. Como a ata divulgada ontem mostra que o BC está tranquilo em relação ao comportamento da inflação em 2003, ele acredita que essa é mais uma razão para que os juros caiam agora.


