Entre os projetos de intercooperação existentes no Paraná, destaca-se a criação da Unitá Cooperativa Central, resultado de uma associação firmada em 2011 entre a Coagru Cooperativa Agroindustrial União, a Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata e a Coperflora Cooperativa Florestal.
Com previsão de inauguração em janeiro de 2013 em Ubiratã, no Centro-Oeste do Estado, o novo abatedouro de aves da Unitá deve gerar 1,5 mil empregos diretos, com capacidade de abatimento de 160 mil aves por dia e com projeção de ampliação para 320 mil em 2016. Os investimentos somaram R$ 120 milhões e o faturamento anual estimado é de R$ 750 milhões.
''É uma parceria inédita no cooperativismo brasileiro e que visa trazer novas alternativas de renda ao produtor e oportunizar a geração de empregos na região'', salienta o vice-presidente da Unitá, Claudemir Cavalini. Atuando em sistema de integração, a Unitá vai atender os cooperados das cooperativas acionistas, direcionando 70% da produção para atendimento ao mercado interno e 30% à exportação. A Coagru já atuava no setor de aves há alguns anos, mas sem frigorífico, vendia a produção in natura. Agora, os 163 produtores integrados terão a produção abatida na própria Cooperativa Central Unitá. ''Não há concorrência, há união de forças'', conclui Cavalini. (M.F./Com informações da Agência Estadual de Notícias)