A alta dos juros influenciou o resultado de vendas da 7ª Infotech, que terminou no domingo em Londrina. O balanço final deverá ser totalizado nos próximos dias, segundo a LPR Publicidade, organizadora do evento, mas a própria diretora da empresa, Rosana Lopes, admite que a comercialização, estimada inicialmente em R$ 5 milhões, deverá ser menor. Os números finais dependem de uma consulta aos expositores.
‘‘Nossa parte funcionou muito bem, mas a crise é mundial e acabou afetando a todo um mercado e influenciando na feira deste ano’’, admitiu Rosana. No entanto, a diretora acredita que, diante da gravidade dos últimos fatos e da relevante alta dos juros, a 7ª edição da Infotech pode ser considerada vitoriosa. O número de visitantes foi de 23 mil pessoas, sendo que a maior parte do público, 18 mil, compareceu à feira a convite dos expositores. A estimativa inicial apontava para um público de 30 mil pessoas.
De acordo com Lopes, a comercialização foi prejudicada também pela ausência de uma financeira na feira. Outro fato apontado é a concorrência dos grandes magazines e até de supermercados sobre o varejo de informática.
Empresários participantes informaram ontem à Folha que, se por um lado as vendas não atingiram a meta inicial, a participação na Infotech garantiu o contato direto com o consumidor. ‘‘No mercado de informática, o cliente só compra após pesquisar muito, por isso é sempre importante estar participando dos eventos do setor, afinal é preciso ser lembrado’’, resumiu o sócio-proprietário da Informática & Cia, Marcelo Demattê.
O gerente de assistência técnica da Intelektron, Riodes Rubbo, diz que a maior expectativa agora é com relação aos orçamentos feitos durante os seis dias da feira. A empresa pode concretizar novos negócios nas próximas semanas, prevê. Segundo ele, o movimento no estante foi inferior ao do ano passado.

mockup