Alta do dólar chega ao consumidor final
A alta do dólar, que no final do julho passou várias vezes dos R$ 3,00 - e, apesar das oscilações, não dá sinais de baixas -, provocou abalos na economia que transcedem o ambiente das bolsas de valores. Os efeitos do preço da moeda norte-americana começam, agora, a atingir o consumidro comum.
Em Londrina, os setores de prestação de serviços, que trabalham com material importado, estão tendo que repassar ao consumidor os custos decorrentes do aumento da moeda norte-americana.
Em muitos casos, os comerciantes ficam sem alternativa: não existe similar nacional ou o similiar é muito inferior.
''Estamos diminuindo a margem de lucro porque não podemos deixar de comprar matéria-prima estrangeira. Filmes, papel fotográfico e químico (líquido utilizado para revelação), tudo vem de fora. Perto de 90% do que usamos na loja é importado'', lamenta José Pedro Lima, proprietário do laboratório fotográfico Photopress.
O comerciante afirma que as despesas com a loja aumentaram 23% nas últimas semanas, apenas em decorrência da valorização do dólar. Desta porcentagem, metade teria sido repassada aos preços da loja. ''Estou trabalhando no limite. Não sei como vai ficar nos próximos meses. Não demiti ninguém, mas imagino que outros laboratórios estejam fazendo isso'', diz Lima.
Dentista não repassa Os dentistas vivem situação parecida: segundo o Bruno Gallopini Félix, a maioria dos profissionais da área utiliza materiais importados para restaurações e tratamentos de canal, além de alguns anestésicos. O ortodontista explica que existem empresas brasileiras que fabricam o mesmo material, ''mas a qualidade é inferior''. ''Imagino que as despesas no consultório aumentaram 30% por causa do dólar'', diz Félix.
O dentista diz que ainda não repassou esta alta para os clientes, mas afirma que se a tendência for realmente de crescimento da moeda norte-americana, não será mais possível deixar de aumentar os preços.
No caso dos ortodontistas, existe o agravante da imensa concorrência na cidade. ''São 1.200 profissionais trabalhando em Londrina. Se você aumenta demais os preços, perde clientela. Então, o que eu estou fazendo é diminuir o lucro. Quando se tornar necessário repassar o aumento, ele não deve ser integral, justamente por causa da concorrência'', diz Félix.
O doutor Walter Cides Alves Moreira Filho, também dentista, diz não estar passando tanto aperto porque buscou alternativas antes da alta do dólar. ''Compro materiais de forma programada e aproveito promoções em eventos de odontologia. Este ano, comprei muita matéria-prima a preços baratíssimos em congressos, mais em conta do que se tivesse encomendado. A idéia é baratear custos'', explica o ortodontista.
Entretanto, Moreira admite que devem rarear estas oportunidades de comprar barato, mesmo em eventos. O doutor diz que ainda não repassou aumentos aos clientes, ''porque a situação está difícil pra todo mundo, então calculo o orçamento baseado no valor do salário mínimo'', mas não garante que esta situação se mantenha por muito tempo. ''Aí, o cliente, infelizmente, é quem paga o pato. Preciso oferecer um serviço de qualidade, aí, torna-se imperativo comprar materiais importados. Pelo menos na área de odontologia'', diz o doutor.
Informática não perdoa - No caso das lojas de informática, o pudor não foi o mesmo: a maioria dos comerciantes do gênero repassou integralmente a alta do dólar ao preço final dos produtos. ''Neste setor, já trabalhamos com uma margem de lucro reduzida. (O aumento) foi a única alternativa'', explica Eduardo Nobre, gerente comercial da Compusystem Informática.
A loja teve um aumento geral de 7% em seus preços desde o final de julho. Nobre explica que o aumento real não afetou tanto as vendas para empresas: ''Quem precisa seriamente de itens de informática para trabalho paga até mais caro, porque precisa do produto na hora, não vai esperar a moeda baixar'' - diz o gerente. O pior aconteceu nas vendas para pessoas físicas. ''O mais lesado é o consumidor comum. O movimento na loja caiu 25% para pessoas físicas'', lamenta Nobre.





