Alta de tributos de bebidas deve ser escalonada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Laís Alegretti e Renata Veríssimo<br>Agência Estado 
Brasília - O aumento da tributação para cervejas e refrigerantes ocorrerá em três parcelas, ainda sem datas definidas, de acordo com a Receita Federal. A primeira alta pode inclusive ocorrer depois de setembro, prazo informado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O coordenador de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Rodrigues, afirmou que não há data definida para a entrada em vigor da nova carga tributária para o setor.
O governo federal voltou atrás na decisão de aumentar impostos para as bebidas frias (refrigerantes, cervejas, energéticos, isotônicos e refrescos) anunciado para a partir de 1º de junho. Segundo informou Mantega na ocasião, a alta seria adiada por três meses e, portanto, entraria em vigor apenas em setembro. Hoje, entretanto, a Receita informou que ainda não foi definido o momento da primeira elevação de tributos. Segundo Rodrigues, o ministro ainda está discutindo com o setor para a definição de datas e valores do reajuste.
O governo federal fez um pacto com o setor para não haver aumento de preços durante o mundial de futebol. Em troca, os empresários se comprometeram a continuar expandindo a produção e não demitir.


