Alcopar analisa proposta de terminal em Paranaguá
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terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Marccio W. Varella<br> Sucursal de Maringá
Porto competitivoPetraglia, superintendente do Porto de Paranaguá: embarque mais baratoO projeto de instalação de um terminal no Porto de Paranaguá para embarque de álcool e açúcar foi apresentado ontem, em Maringá, pelo superintendente do Porto, José Aníbal Petraglia. A Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná diz que tem interesse. Vamos ver o local adequado e discutir alguns detalhes, disse Ermeto Baréa, presidente da entidade. Através do Porto de Santos, os exportadores estão pagando US$ 35/tonelada. Em Paranaguá, o custo baixou para US$ 20/t. No ano passado, exportamos 120 mil toneladas - somente 35 mil t foram via Porto de Santos. Antes de 95, toda a nossa produção era exportada por Santos. A nossa produção, fruto do trabalho de 28 empresas do setor, representa hoje 3,5% do PIB estadual, afirmou.
Considero um ultraje as empresas paranaenses utilizarem o Porto de Santos. O nosso namoro com a Alcopar começou em 95 - a associação terá o espaço que quiser dentro do Porto, disse Petraglia.
O superintendente do Porto de Paranaguá mostrou aos produtores de açúcar e de álcool da região de Maringá as obras que estão em andamento no porto, como o projeto dos corredores de exportação e a extensão do cais Oeste, e como será feito o apoio às indústrias montadoras de automóveis. Ele disse que o afastamento do Estado da operacionalização do terminal de contêineres foi fundamental para o baixo custo atual do porto.
As tarifas, segundo Petraglia, foram reduzidas em 50%: Com isso, a arrecadação teve um aumento de 40%. Em 95, arrecadamos R$ 6 milhões por mês. Em novembro do ano passado, passamos para R$ 8,5 milhões. Em 94, tivemos um movimento de 17,39 milhões de toneladas; em 95, 17,20 milhões; em 96, com o mesmo número de navios, 18,39 milhões de toneladas. A nossa estimativa para este ano é de 21 milhões de toneladas.