Agricultores protestam em rodovia
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de janeiro de 2006
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba Cerca de 500 agricultores da região de Palmeira (40 km ao sul de Ponta Grossa) realizaram um protesto ontem de manhã e fecharam a BR-277, com tratores, colheitadeiras e outros veículos. Em seguida, a concentração foi para a praça central da cidade. O movimento foi organizado pela prefeitura, Sindicato Rural e Socidade Rural do município. Palmeira tem hoje 44% da população concentrada no meio rural.
Os produtores elaboraram a Carta de Palmeira com as principais reivindicações do setor e que será enviada para os deputados federais e senadores. De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento de Palmeira, Valter José Ramos, entre as principais reivindicações estão a criação de políticas públicas para o setor agropecuário, uma política justa de preço mínimo para os produtos, subsídios aos produtores, refinaciamento das dívidas, amortização e perdão das dívidas já existentes.
Na carta, os produtores reclamam da indefinição de juros compatíveis com a atividade, da falta de seguro para as lavouras, da estiagem prolongada que afetou as culturas de milho e soja e da queda do preço pago ao produtor de leite. Segundo Ramos, só em Palmeira, os prejuízos com a estiagem já chegam a R$ 16 milhões nas culturas de milho, feijão das águas, soja, fumo e batata inglesa. A intenção dos agricultores agora é atingir com novas manifestações os municípios de Lapa, Arapoti, Ponta Grossa e Castro. Neste mês também foi realizado um protesto de agricultores em Tibagi.
Estiveram presentes ontem em Palmeira os deputados federais Airton Roveda (PPS), Max Rosemann (PMDB) e o deputado estadual Cezar Seleme (PMDB).


