Curitiba Os agricultores que têm parcelas vencidas ou que vão vencer dos anos de 2005 e 2006 do Plano Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), securitização e Programa de Revitalização das Cooperativas Agropecuárias (Recoop) poderão renegociar essas dívidas. A medida vale para quem estava com os pagamentos em dia até 31 de dezembro de 2004. O montante devido pelos produtores rurais do Brasil, nestas condições, chega a R$ 600 milhões.
A renegociação vai permitir refinanciar as dívidas com juros do crédito rural (8,75% ao ano), com prazo de até cinco anos para pagar e carência de até dois anos. Este direito foi garantido através da Medida Provisória nº 317 que alterou a Lei nº 11.322 de 13 de julho de 2006 que trata de Pesa, Recoop e securitização. Segundo o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, João Paulo Koslovski, o grande problema do Pesa é que, quando o agricultor fica inadimplente, a dívida aumenta entre 200% e 250%.
Koslovski disse que esta conquista é resultado das negociações do Grupo de Trabalho para a agricultura que tem como coordenador o assessor especial do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles. O grupo ainda tem como participantes a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do Ministério da Agricultura, Fazenda e da Comissão de Agricultura da Câmara Federal.
''Brigamos muito por isso. Estamos safisfeitos. É mais uma alternativa que o produtor vai ter para renegociar as suas dívidas'', destacou. Para ele, a MP é um alívio para o setor que teve vários produtores prejudicados com a estiagem e os baixos preços de alguns produtos agrícolas.

mockup