O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inaugurou nesta sexta-feira (29) a APS (Agência da Previdência Social) Shangri-lá, em Londrina, após uma reforma completa. Com investimento de R$ 2,2 milhões, a estrutura recebeu melhorias para atender a população londrinense e de mais de 20 municípios da região.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), ressaltou que o objetivo é, além de enquadrar a fila do INSS dentro do prazo legal de 45 dias ainda neste ano, humanizar a Previdência Social.

“[É preciso] tratamento humano, prédios bonitos, com ar-condicionado e com as pessoas se sentindo confortáveis, com uma espécie de prolongamento das suas casas. Nós vamos neste ano entregar 115 novas agências; ano que vem vamos ter uma nova leva”, citando ainda um projeto de atendimento móvel à população.

TRÊS MIL PERÍCIAS MÉDICAS POR MÊS

O gerente-executivo do INSS em Londrina, Ronaldo Azevedo Patrício, disse que são feitas mais de três mil perícias médicas e avaliação social e reabilitação por mês. “O prédio vai facilitar totalmente porque temos uma acessibilidade total, que vai desde a rua até todas as salas de perícias, banheiros etc. O prédio foi adequado para o cidadão não ter nenhum tipo de acesso aqui”, acrescenta.

Segundo Patrício, o INSS tem grande impacto na cidade de Londrina, já que paga cerca de R$ 700 milhões mensais em benefícios. Inclusive, o município é um dos poucos do interior que possuem duas unidades. Além da APS Shangri-lá, que atende os benefícios por incapacidade, existe a Londrina Centro, cujo foco são outros protocolos administrativos.

Para o presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, neste momento é importante resgatar a humanização do atendimento às pessoas, retomando uma “Previdência dos bons tempos”, na sua opinião, já que essa política foi desumanizada nos últimos anos.

`SEGURADO NÃO É UM CPF´

“O segurado não é um CPF. É um ser humano, pagou, tem direito e tem que ser bem recebido aqui e não pode ficar esperando tanto tempo”, diz.

Presente na inauguração, o prefeito Marcelo Belinati (PP) ressaltou que a Previdência é o “maior instrumento social do Brasil” e que é importante “dar direito a quem tem direito”.

FILA DE 1,6 MILHÃO

Stefanutto explica que a fila do INSS está em 1,6 milhão de pessoas, mas o instituto recebe mensalmente cerca de 900 mil requerimentos novos. Houve recentemente uma redução de cerca de 250 mil pessoas na fila.

Segundo o presidente, o problema não é a existência da fila, mas a demora no atendimento - a legislação aponta no máximo 45 dias de espera.

“Nós temos que atender em até 30 dias, porque, se passar disso, ela não consegue pagar as contas dela. Nós recebemos uma herança ruim”, afirma, citando que a MP (Medida Provisória) que autoriza os servidores a trabalharem no contraturno tem ajudado a melhorar esse cenário.

Segundo Stefanutto, outra iniciativa importante é o Atestmed, em que o cidadão que vai pedir benefícios provisórios - como auxílio incapacidade - pode enviar uma foto do atestado médico pelo aplicativo do instituto e não precisa marcar a perícia. “A perícia tem que ser feita quando for necessário”.