| |

MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO 5m de leitura

Aeroporto de Maringá recebe projeto de novo Terminal de Passageiros

ATUALIZAÇÃO
09 de junho de 2021

Reportagem local
AUTOR

O prefeito Ulisses Maia participou nesta quarta-feira, 9, de reunião de apresentação do anteprojeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maringá. O projeto está sendo elaborado pela Infraero. No mesmo encontro, técnicos da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura apresentaram detalhes da modernização e ampliação da pista do aeroporto.

O prefeito Ulisses Maia participou nesta quarta-feira, 9, de reunião de apresentação do anteprojeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maringá.
 

O projeto do novo Terminal terá aproximadamente 8 mil metros quadrados, o dobro do tamanho do atual, e deve seguir a metodologia BIM (Building Information Modelling). O prazo de execução dos serviços é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela Infraero.

Além do projeto básico do novo Terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura, a Infraero ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivos (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.

O Aeroporto de Maringá está na fase final das obras de ampliação e modernização de pista, pátio e implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). A pista de pousos e decolagens passará para 2.380 metros e se transforma na segunda maior do Estado. Os investimentos, oriundos de recursos do Governo Federal e Municipal, são de R$ 81,5 milhões. As obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2021.

Também estiveram presentes no encontro os técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) que chegaram a Maringá na última segunda-feira. Técnicos da SAC e da FGV apresentaram o Diagnóstico Sicro, ferramenta usada como referência para orçamentação de obras de infraestrutura aeroportuária. 

O próximo passo do aeroporto de Maringá é viabilizar a modernização dos equipamentos da Torre de Comando. De acordo com técnicos da SAC, as obras de modernização do aeroporto local se transformaram em um case para projetos similares no país.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS