O prefeito Ulisses Maia participou nesta quarta-feira, 9, de reunião de apresentação do anteprojeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maringá. O projeto está sendo elaborado pela Infraero. No mesmo encontro, técnicos da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura apresentaram detalhes da modernização e ampliação da pista do aeroporto.

O prefeito Ulisses Maia participou nesta quarta-feira, 9, de reunião de apresentação do anteprojeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maringá.
O prefeito Ulisses Maia participou nesta quarta-feira, 9, de reunião de apresentação do anteprojeto do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Maringá. | Foto: Mileny Melo/PMM

O projeto do novo Terminal terá aproximadamente 8 mil metros quadrados, o dobro do tamanho do atual, e deve seguir a metodologia BIM (Building Information Modelling). O prazo de execução dos serviços é de 180 dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço pela Infraero.

Além do projeto básico do novo Terminal, que compreende os serviços técnicos de Engenharia e Arquitetura, a Infraero ficará responsável pela elaboração do Termo de Referência (TR) que servirá para o Aeroporto contratar os Projetos Executivos (PE) e as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros.

O Aeroporto de Maringá está na fase final das obras de ampliação e modernização de pista, pátio e implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). A pista de pousos e decolagens passará para 2.380 metros e se transforma na segunda maior do Estado. Os investimentos, oriundos de recursos do Governo Federal e Municipal, são de R$ 81,5 milhões. As obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2021.

Também estiveram presentes no encontro os técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) que chegaram a Maringá na última segunda-feira. Técnicos da SAC e da FGV apresentaram o Diagnóstico Sicro, ferramenta usada como referência para orçamentação de obras de infraestrutura aeroportuária.

O próximo passo do aeroporto de Maringá é viabilizar a modernização dos equipamentos da Torre de Comando. De acordo com técnicos da SAC, as obras de modernização do aeroporto local se transformaram em um case para projetos similares no país.