Aeroporto de Londrina deve fechar o ano com menos movimento
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Victor Lopes<br> Reportagem Local 
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, fechou o mês de novembro com números de embarques e desembarques mais uma vez em queda. A diminuição na movimentação de passageiros, nítida ao longo de todo este ano, deve fazer com que o terminal feche 2015 com movimentação inferior a 2014. Em novembro, o total de passageiros embarcados e desembarcados na cidade totalizou 87,5 mil, contra 90,7 mil do período anterior, queda de 3,5%. No acumulado de onze meses, a movimentação até agora foi de 964,3 mil pessoas, contra 1,03 milhão do ano passado, uma diminuição em torno 6,3%.
O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Londrina, Marcos Vinícius Pio, acredita que a diminuição de fluxo está diretamente ligada a economia arrefecida do País, que tem prejudicado diversos setores, o que acaba refletindo nos números do terminal. "Com o cenário econômico ruim, acredito que o pessoal está segurando mais no momento de optar por este tipo de transporte. Apesar de tudo, não considero que seja uma queda acentuada, afinal, pelo quarto ano consecutivo vamos fechar com movimentação acima de um milhão de passageiros", salienta. No ano passado, o aeroporto fechou com número de 1,13 milhão de pessoas e, pelas projeções, deve fechar 2015 em 1,06 milhão.
Só como análise comparativa, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, um dos mais movimentados do estado devido a força turística da cidade, registrou entre janeiro e novembro a marca de 1,89 milhão de passageiros, aumento de apenas 0,6% frente ao período anterior. O ponto positivo é que pela primeira vez o terminal vai atingir a marca de 2 milhões de clientes. Para comemorar o recorde, o passageiro símbolo deste número vai ganhar diversos brindes oferecidos pelas concessionárias do aeroporto, como estadia em hotel, jantar, show temático, além de visitas a pontos turísticos de Foz.
A Secretaria de Aviação Civil informou ontem que a Operação Fim de Ano, acionada em 15 aeroportos do País que representam 80% do fluxo nacional de viajantes, registrou índice médio de atraso de 13% nas decolagens programadas para o período de 10 a 15 de dezembro.


