ACP estima aumento de até 11% nas vendas de Natal
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de dezembro de 2007
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou ontem a abertura do Natal em frente à sede da entidade no centro de Curitiba com as presenças do Papai Noel acompanhado por duendes e pela Banda Quebra Nozes. Neste ano, a expectativa do comércio é ter um aumento de vendas de 9% a 11% em relação ao mesmo período do ano passado. A previsão é que a maior parte das vendas aconteça à vista até porque o gasto médio por presente deve ficar em R$ 50,00. A estimativa é que os presentes mais procurados sejam brinquedos, confecções e calçados.
De acordo com a presidente da ACP, Avani Slomp Rodrigues, a estimativa positiva de vendas está ligada ao aumento da renda dos trabalhadores, à queda nos juros e a facilidade maior para obter crédito. Ela acredita que o pico de vendas aconteça na semana que antecede o Natal por conta do pagamento da segunda parcela do 13º salário que acontece no dia 20 de dezembro. Segundo Avani, os horários de maior movimento são na hora do almoço e após às 18 horas.
O papai noel que fez a abertura do Natal ontem estará até o dia 24 de dezembro, durante seis horas por dia, em visita a lojas. A Banda Quebra Nozes vai tocar duas vezes por dia até 23 de dezembro de domingo a sexta-feira. Aos sábados, a banda fará quatro apresentações.
A partir do dia 1º de dezembro, o comércio de rua de Curitiba começa a abrir em horário especial de final de ano. De segunda a sexta-feira o horário é das 9 às 22 horas, aos sábados das 9 às 21 horas, aos domingos das 10 às 19 horas e no dia 24 de dezembro das 9 às 18 horas. Com o maior fluxo de pessoas, o policiamento do centro de Curitiba será reforçado até às 23 horas.
A professora Rosangela Smek Passoni disse que pretende primeiro pagar as contas com o décimo terceiro salário. ''Vai ser difícil poupar algo'', afirmou. A emissora de passagens aéreas, Juliana Weigert, pretende colocar na poupança ao menos a primeira parcela do 13º. ''Tenho duas filhas e material escolar para gastar'', disse. Já a segunda parcela, ela acredita que vai gastar com presentes.


