Acordo do leite uruguaio deve sair semana que vem
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de março de 2001
Agência Estado De Brasília 
O governo espera firmar na próxima semana um acordo com os exportadores de leite do Uruguai que permitirá por fim à sobretaxa de 16,9% estipulada pela Câmara de Comércio Exterior para o leite em pó importado daquele país. O acordo está sendo avaliado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) no Brasil e pelos exportadores uruguaios.
A expectativa do representante especial do presidente Fernando Henrique Cardoso para assuntos do Mercosul, embaixador José Botafogo Gonçalves, é de que nenhum empecilho seja colocado pelos dois lados, o que permitiria, também na próxima semana, um referendo da Camex cessando a aplicação da taxa antidumping imposta no final do mês passado.
A proposta define um preço de referência para a tonelada de leite em pó uruguaio. Mas não funcionará como um preço mínimo de venda para os exportadores uruguaios, ou seja, eles poderão vender seu produto abaixo desse preço, desde que não haja dumping.


