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Economia 5m de leitura

Acordo de obra em Arapongas abre espaço para Contorno Leste de Londrina

Construção do contorno de Arapongas foi retirada das obrigatoriedades da nova concessão após Viapar se comprometer a concluí-la mesmo após o término dos atuais contratos

ATUALIZAÇÃO
19 de outubro de 2021

Reportagem local
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O deputado estadual Tercilio Turini está pedindo apoio do Governo do Estado para incluir a construção do Contorno Leste de Londrina entre as obras previstas no Lote 3 das novas concessões de rodovias do Paraná. Como o Contorno de Arapongas vai sair das obrigações da futura concessionária, porque a Viapar está se comprometendo judicialmente a executá-lo mesmo depois do término dos atuais contratos, os recursos previstos anteriormente para esse empreendimento podem ser realocados para o Contorno Leste - defende o deputado.

 

O Ministério Público Federal está firmando acordo com a concessionária Viapar, que compromete-se judicialmente a construir o Contorno de Arapongas e outras obras mesmo após o encerramento das atuais concessões, no dia 27 de novembro deste ano. "Como o Contorno de Arapongas não estará mais entre as obrigações da nova concessionária, entendemos ser plenamente viável a indicação do Contorno Leste de Londrina no contrato do Lote 3", argumenta Tercilio Turini em requerimento enviado ao chefe da Casa Civil Guto Silva, secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex e ao diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) Alexandre Porto Mendes de Sousa.

O Contorno Leste foi reivindicado oficialmente ao Ministério da Infraestrutura, que está finalizando em conjunto com o Governo do Estado as minutas do edital e dos contratos de concessão. O deputado e um grupo de entidades do setor produtivo londrinense protocolaram documentos solicitando a inclusão da obra. Em audiência pública, técnicos do Ministério confirmaram que o contorno foi analisado e considerado viável, mas alegaram não estar contemplado devido ao custo. 

A proposta é construir um ramal rodoviário com início na PR 445, nas imediações da unidade da cooperativa Cocamar, ligando até a BR 369 num ponto próximo ao Contorno de Ibiporã. O contorno vai retirar todo o tráfego pesado da área urbana e facilitar o deslocamento de quem viaja de Curitiba, Ponta Grossa, Porto de Paranaguá, Vale do Ivaí e região central do Paraná em direção a Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes e a divisa com São Paulo. O mesmo acontece com quem trafega no sentido inverso, do Norte e Norte Pioneiro em direção ao Sul do estado. 

"É um empreendimento de grande relevância para a integração rodoviária e a abertura de novas áreas de expansão econômica. Por isso, precisa estar nas ações estratégicas dos governos federal e estadual. As concessões terão duração de 30 anos e se a obra não for incluída agora, o Norte do Paraná vai ficar mais três décadas sem o Contorno Leste", afirma o deputado. Ele salienta ainda que Londrina, o segundo maior município do Paraná, só tem uma grande obra no Programa de Exploração de Rodovias, que é o Contorno Norte. "Essa obra já deveria ter sido feita, a população pagou com as tarifas abusivas de pedágio", diz.

"Em reconhecimento à Região Metropolitana de Londrina e sua contribuição ao nosso estado, reivindicamos mais uma vez a construção do Contorno Leste. Com a iminente retirada do Contorno de Arapongas das novas concessões, uma decisão política do governo estadual ampliará as chances de inclusão do Contorno Leste no Lote 3. A oportunidade está criada e o momento não pode ser desperdiçado", declara Tercilio Turini.

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