A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) enviou ao prefeito Marcelo Belinati um ofício solicitando a vacinação contra a Covid-19 para profissionais de cursos livres e profissionalizantes, como escolas de línguas e outras atividades regulamentadas pelo artigo 42 da Lei nº 9394/1996, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e o Decreto nº 5154/04.

Imagem ilustrativa da imagem Acil solicita vacina contra Covid-19 para profissionais de cursos livres
| Foto: iStock

Embora os professores da Educação das redes públicas e particulares já estejam entre os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19, a imunização não foi estendido para os profissionais de cursos livres ou profissionalizantes. A Acil argumenta que estes profissionais estão expostos aos mesmos riscos uma vez que boa parte dessas atividades são realizadas de forma presencial.

Além disso, aponta que, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, do Ministério da Saúde, os profissionais de cursos livres estão entre os trabalhadores da Educação e do ensino básico. Eles teriam, portanto, direito à vacinação prioritária.

“O segmento de cursos livres inclui o ensino de música, reforço escolar, Kumon, cursos profissionalizantes e treinamentos de consultorias. A solicitação é para que a vacinação também seja uma prioridade para este setor", explica Márcia Kobayashi, diretora da ACIL. "São pessoas que atuam na Educação, principalmente nos cursos profissionalizantes e treinamentos de consultorias, pois são alunos que dependem desses cursos para a formação profissional, inclusive em cursos ligados à Saúde. Então o nosso apelo é para que as lideranças tenham a sensibilidade de estender a vacinação também para esses profissionais da Educação.”