Acil pede flexibilização de horário do comércio no Dia do Trabalho e Dia das Mães
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Reportagem local
A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) protocolou nesta quarta-feira, 28, à Prefeitura de Londrina, um ofício solicitando flexibilizações de alguns segmentos para duas datas específicas. O primeiro pedido refere-se ao feriado do Dia do Trabalhador, neste sábado (1°), com sugestão de funcionamento do comércio de rua das 9 às 13 horas. Para a mesma data, foi solicitada a abertura de shoppings centers das 11 às 20 horas, porém com a possibilidade de que praças de alimentação possam seguir o decreto que autoriza o atendimento até as 22 horas.
A entidade entende que o sábado é um período significativo para o comércio, que já se encontra prejudicado com a pandemia da Covid-19. "Estamos às vésperas de dois importantes feriados para o comércio local. A Acil, hoje pela manhã, protocolou dois ofícios ao prefeito Marcelo Belinati reivindicando que, no próximo final de semana, quando acontece o Dia do Trabalhador, ele permita que nós possamos trabalhar no sábado e que a área da Gastronomia possa manter-se em funcionamento. Lembrando que no dia 30 vence o decreto do Governo do Estado”, comentou a presidente da Acil, Márcia Manfrim.
Em virtude da proximidade do Dia das Mães, a ACIL também solicitou a flexibilização da área de gastronomia dos shoppings centers e restaurantes da cidade, no dia 9 de maio (domingo), das 11 às 22 horas. A justificativa se dá pelo setor gastronômico estar entre os mais impactados com as medidas restritivas impostas para o controle da pandemia, onde, muitos estão à beira da falência. O setor também emprega uma grande quantidade de trabalhadores diretos e indiretos, cujos empregos devem ser preservados para evitar maiores problemas sociais na cidade de Londrina.
“No outro ofício tratamos especificamente do Dia das Mães, para que as lojas possam abrir durante todo sábado e que a área da Gastronomia esteja em funcionamento tanto em shoppings quanto no comércio de rua, no sábado e no domingo. Dessa forma, entendemos que poderemos estar produtivos, que a população possa realizar as suas compras e que juntos possamos celebrar essas duas datas tão importantes. Vamos então aguardar o posicionamento do prefeito Marcelo Belinati, entendendo assim que, dessa forma, juntos, faremos uma Londrina mais forte”, disse Manfrim.