A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) protocolou nesta quarta-feira, 28, à Prefeitura de Londrina, um ofício solicitando flexibilizações de alguns segmentos para duas datas específicas. O primeiro pedido refere-se ao feriado do Dia do Trabalhador, neste sábado (1°), com sugestão de funcionamento do comércio de rua das 9 às 13 horas. Para a mesma data, foi solicitada a abertura de shoppings centers das 11 às 20 horas, porém com a possibilidade de que praças de alimentação possam seguir o decreto que autoriza o atendimento até as 22 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Acil pede flexibilização de horário do comércio no Dia do Trabalho e Dia das Mães
| Foto: Gustavo Carneiro/23-12-2020

A entidade entende que o sábado é um período significativo para o comércio, que já se encontra prejudicado com a pandemia da Covid-19. "Estamos às vésperas de dois importantes feriados para o comércio local. A Acil, hoje pela manhã, protocolou dois ofícios ao prefeito Marcelo Belinati reivindicando que, no próximo final de semana, quando acontece o Dia do Trabalhador, ele permita que nós possamos trabalhar no sábado e que a área da Gastronomia possa manter-se em funcionamento. Lembrando que no dia 30 vence o decreto do Governo do Estado”, comentou a presidente da Acil, Márcia Manfrim.

Em virtude da proximidade do Dia das Mães, a ACIL também solicitou a flexibilização da área de gastronomia dos shoppings centers e restaurantes da cidade, no dia 9 de maio (domingo), das 11 às 22 horas. A justificativa se dá pelo setor gastronômico estar entre os mais impactados com as medidas restritivas impostas para o controle da pandemia, onde, muitos estão à beira da falência. O setor também emprega uma grande quantidade de trabalhadores diretos e indiretos, cujos empregos devem ser preservados para evitar maiores problemas sociais na cidade de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Acil pede flexibilização de horário do comércio no Dia do Trabalho e Dia das Mães
| Foto: Gustavo Carneiro

“No outro ofício tratamos especificamente do Dia das Mães, para que as lojas possam abrir durante todo sábado e que a área da Gastronomia esteja em funcionamento tanto em shoppings quanto no comércio de rua, no sábado e no domingo. Dessa forma, entendemos que poderemos estar produtivos, que a população possa realizar as suas compras e que juntos possamos celebrar essas duas datas tão importantes. Vamos então aguardar o posicionamento do prefeito Marcelo Belinati, entendendo assim que, dessa forma, juntos, faremos uma Londrina mais forte”, disse Manfrim.