Uma pesquisa encomendada pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) apontou que, este ano, as vendas do Dia das Mães tiveram um crescimento de 5,3% na comparação com a data do ano passado. A pesquisa foi realizada com 106 empresas da cidade, entre os dias 11 e 12 de maio, pela Litz Estratégia e Marketing.

Imagem ilustrativa da imagem Acil aponta crescimento de 5,3% nas vendas do Dia das Mães
| Foto: Gustavo Carneiro

O levantamento concluiu ainda que os consumidores acabaram gastando mais do que planejavam: enquanto na pesquisa realizada antes da data os consumidores afirmaram que gastariam em média R$ 198 com o presente, o ticket médio que acabou se efetivando foi de R$ 220,13.

“Mesmo se tratando de dados comparativos ao primeiro ano de pandemia, ainda vivemos um cenário desafiador e abalado pela Covid-19. Por isso, precisamos comemorar, pois são números que revelam a retomada do crescimento econômico e a retomada da confiança dos empresários londrinenses”, explica a presidente da ACIL, Marcia Manfrin.

Os segmentos que mais tiveram incremento nas vendas foram Calçados (71,4%), Confecções (48,4%) e Cosméticos/Perfumaria (40%).

Das empresas entrevistadas, 67% avaliaram as vendas deste ano como bom/ótimo. A maioria (42%) disse que as vendas foram maiores este ano. Outros 34% afirmaram que foram iguais e 23,6% que foram menores que em 2020.

O parcelamento no cartão de crédito foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos consumidores (26,8%), seguido de à vista em dinheiro/cheque (24%), cartão de débito (22,9%), à vista no cartão de crédito (13,8%), parcelamento em crediário (8,3%), parcelamento em cheque (1,9%), além de outras formas de pagamentos como boleto, Pix e financiamento (2,2%).

A média de parcelamentos no cartão de crédito foi de 5,2 vezes, enquanto no crediário foi de 6,6 vezes e no cheque em 4,9 vezes.

A maioria das empresas (69,8%) também revelou ter realizado algum tipo de divulgação da empresa neste período. As três principais mídias escolhidas foram Instagram (77%), Facebook (54,1%) e WhatsApp (16,2%), reforçando a grande tendência do meio digital.

A pesquisa da ACIL revelou ainda que 78,6% das vendas foram realizadas presencialmente na loja física.

“O índice de vendas realizadas na loja física nos leva a refletir mais uma vez sobre o crescimento do consumo por meio digital, e a alertar os consumidores para que realizem suas compras através do comércio local, que vem mostrando potencial para inovar os seus negócios. A cada compra em plataformas online que são de outras localidades, é dinheiro que vai embora, mas poderia girar em nossa cidade, ajudando a fortalecer os negócios e a economia de Londrina”, alerta Marcia Manfrin.

Levando em consideração todo o ano de 2021, os entrevistados acreditam que as vendas serão maiores que em 2020 (62,3%), igual a 2020 (18,9%) e menores que em 2020 (18,9%).

A média de crescimento apontada pelos empresários para todo o ano de 2021 é de 16,2%.

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