Cláudio Tedeschi, presidente da Acil: é importante que os empresários tenham acesso aos melhores exemplos de negócios que prosperaram nos últimos anos
Cláudio Tedeschi, presidente da Acil: é importante que os empresários tenham acesso aos melhores exemplos de negócios que prosperaram nos últimos anos | Foto: Gina Mardones/13-08-2018



Conhecer resultados positivos mesmo durante uma crise econômica e mobilizar o ambiente empresarial em torno de novas ideias em gestão, inovação e empreendedorismo são os motes da segunda edição do Lidere 2018, encontro promovido pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), que será realizado nesta quarta (3) e quinta-feira (4), no Espaço Villa Planalto (avenida Tiradentes, 6.429). O evento começa às 14 horas, com palestra de Ricardo Amorim, apresentador do programa Manhattan Connection, da Globonews, e economista mais influente do Brasil segundo a revista "Forbes".

O Lidere 2018 é organizado pela Acil e tem o apoio do Grupo Folha, como parceiro de mídia, entre outros patrocinadores. Mais de 800 pessoas se inscreveram no encontro empresarial, que terá ainda na programação nomes como José Salibi Neto (co-fundador da HSM), Marcos Piangers (radialista, apresentador, escritor e colunista), Marco Aurélio Raymundo (fundador da Mormaii), Flávia Bittencourt (diretora geral da Sephora no Brasil), André Siqueira (co-fundador e head de marketing da Resultados Digitais), Márcia Manfrin (presidente da Apetit Serviços de Alimentação) e Hans Donner (designer criador do logotipo da Rede Globo).

Serão até quatro palestras simultâneas em um palco 360 graus e bastará ao público escolher o assunto de maior interesse em um canal, em rádio ligado a fones de ouvido. Também haverá espaço para expositores, trilhas de interação e uma rodada de negócios com 64 participantes no segundo dia.

O presidente da Acil, Cláudio Tedeschi, afirma que é importante que os empresários tenham acesso aos melhores exemplos de negócios que prosperaram nos últimos anos. "A crise também é uma oportunidade de se modificar e trazer bons resultados. Serão cases que mostram que, apesar da nossa economia restritiva no momento, é possível alavancar negócios."

Tedeschi destaca ainda as rodadas de negócios, que serão na quinta-feira. Ele cita que os resultados surpreenderam em 2017 e que todos os estandes foram vendidos para 2018, com uma procura do público foi maior do que o número de vagas estipulado inicialmente. "No ano passado vários negócios se concretizaram durante e depois do Lidere e esperamos que seja assim de novo."

A consultora Liciana Pedroso, do Sebrae, afirma que a rodada não funciona com empresas âncoras, mas por oportunidades de negócios. Serão 64 empresários que buscarão se conhecer, trocar ideias e, possivelmente, fechar contratos. Cada participante terá dois minutos para apresentar o produto, serviço, ideia ou propósito, com duração total prevista para três horas. "No ano passado tivemos o feedback de um deles que saiu com sete propostas comerciais diferentes", diz.

Ela afirma ainda que o Sebrae promoverá duas trilhas do conhecimento. A primeira será já na quarta-feira, sobre produtos, e a segunda no dia seguinte, sobre serviços. Na quinta também haverá o 2º Redfoot Open Innovation, que reunirá o melhor do Ecossistema de Startups e Inovação do Norte do Paraná. O objetivo é apresentar o potencial da região para negócios inovadores. A atividade será impulsionada pelo Smart Value Investment, grupo de investimento voltado ao segmento, com apoio da Acil e do Sebrae.

PALESTRAS
O presidente da Ricam Consultoria, Ricardo Amorim, abordará a partir das 14h30 desta quarta o tema "Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente nos próximos anos". Na sequência, as atrações serão a empresária londrinense Márcia Manfrin (15h15, "Inovação em Modelos de Negócios"), o co-fundador da HSM, José Salibi Neto (17h30, "Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre Gestão, Inovação e Liderança para vencer na Quarta Revolução Industrial") e o empresário e surfista Marco Aurelio Raymundo (19h, "Case Mormaii").