Acia busca fortalecer comércio de Apucarana
A Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia) completa neste dia 17 de abril 50 anos de existência com um ambicioso projeto de fortalecimento do comércio da cidade. O principal objetivo é incrementar o faturamento dos lojistas e atacadistas, evitando ao mesmo tempo a evasão de consumidores para outros centros.
Para concretizar este plano as principais armas da entidade são as campanhas promocionais de vendas, que passaram a ser permanentes, e a implantação de um shopping vertical, com 14.100 metros quadrados. O investimento de US$ 10 milhões, que nasceu de empresários ligados à Acia, terá 100 lojas, praças de alimentação, dois cinemas e estacionamento subterrâneo para 200 veículos. A inauguração está programada para outubro. Outro atrativo é a Feira de Ponta estoque (Festoque), que já segue para o seu 7º ano.
O presidente da entidade, Felipe Alexandre Felipe Neto, lembra que Apucarana é pólo do Vale do Ivaí, tornando-se um centro atrativo para mais de 500 mil consumidores de 25 municípios. Apucarana é a capital nacional do boné, sendo responsável por mais de 40% da produção nacional e ainda mantém o território do jeans, com várias indústrias deste segmento.
O empresário destaca ainda que Apucarana é o maior centro moageiro de milho do País, concentrando indústrias como a Caramuru, Lorenz e Kowalski. E que detém ainda a produção de 5% do couro manufaturado do Brasil, constituindo-se no principal centro produtor do Estado.
Criada 5 anos depois da emancipação do Município, a Associação Comercial e Industrial já encampou muitas lutas e soma diversas conquistas em favor do desenvolvimento de Apucarana. Entre elas destacam-se a instalação da rede de energia elétrica na cidade, na década de 50; construção do Edifício Palácio do Comércio (sede) em 70; implantação da Fundação de Ensino Técnico Profissionalizante, do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Conselho Comunitário de Segurança.
Recentemente a entidade liderou campanha pela duplicação da Rodovia do Café, sob o título Chega de Mortes, resultando na inclusão da BR-376, trecho Mauá-Apucarana-Arapongas, no anel de integração.
Para marcar a passagem dos 50 anos da Acia, acontece hoje solenidade comemorativa na qual serão homenageados os 16 empresários que já presidiram a entidade. Participam do evento, a partir das 20 horas, no Country Club de Apucarana, a vice-governadora Emília Belinati, o secretário do Trabalho Alex Canziani, além de deputados e autoridades locais.Arquivo FolhaO presidente da Associação Comercial e Industrial de Apucarana, Felipe NetoMaurício Borges





