Empreendedorismo se aprende na escola? A resposta é sim e a prova é o programa Miniempresa, desenvolvido pela Associação Junior Achievement Paraná em parceria com executivos voluntários e escolas públicas e privadas do Paraná. Em Londrina, no último final de semana cerca de 160 estudantes do ensino médio participaram de uma mostra sobre o assunto. O objetivo do projeto Miniempresa é despertar em alunos do ensino médio o espírito empreendedor através de atividades práticas relacionadas ao mundo da administração de empresas. Em 15 encontros semanais extra classe, e com o auxílio de executivos e profissionais do mercado que atuam como voluntários (advisers), os estudantes (achievers) – os miniempresários criam suas empresas, definem qual produto comercializar, qual é o seu público-alvo, estabelecem estratégias de marketing, definem preços e começam a produzir. Para levantar capital de giro e iniciar a produção, os miniempresários vendem ações e os ‘‘sócios’’ recebem seus lucros no encerramento das atividades. Os valores relativos à arrecadação de impostos são doados a entidades sociais selecionadas pelos próprios jovens.
Atualmente cinco escolas de Londrina participam do projeto: Vicente Rijo, Adélia Dionísia Barbosa, Maxi, Interativa e Universitário.


Estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de produtos em um futuro próximo ou distante (prospectivos), e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa. A palavras é um neologismo americano.


É uma associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1919 nos Estados Unidos. Seu objetivo é despertar o espírito empreendedor em estudantes de 5 a 23 anos através de atividades práticas relacionadas ao mundo dos negócios. No Brasil, a JA está presente em todos os estados da federação e foi trazida pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.


O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup