| |

Economia 5m de leitura

Abraseda fará primeiro congresso internacional nesta quinta

Cadeia produtiva discute perspectivas econômicas para o setor, inovação e inclusão digital

ATUALIZAÇÃO
20 de julho de 2021

Reportagem local
AUTOR

O Congresso Internacional da Seda é uma oportunidade de conexão entre os principais representantes do segmento da Seda natural do mundo, e, em 2021, e acontece por meio de uma plataforma virtual de ensino a distância (EAD), já existente e consolidada de forma exclusiva para o segmento no Brasil. Tendo a transmissão ao vivo a partir do auditório da ACIL em Londrina. 

A Abraseda – Associação Brasileira da Seda e o Governo do Estado do Paraná correalizarão o 1º Congresso Internacional da Abraseda, o 37º Encontro Estadual de Sericicultura e a 4º Jornada Técnica de São Paulo.

O objetivo do evento é alavancar perspectivas de crescimento em diversos setores da economia a partir do casulo da seda, promover a inclusão digital dos Sericicultores, aumentar a renda no campo e estimular inovação e pesquisa aplicada.

O evento acontecerá nesta quinta-feira (22) de forma híbrida e alcance internacional, adaptada à nova realidade pós pandemia, com tecnologia digital para exibição online ao vivo e 27 pontos de exibição presencial (com capacidade limitada, em municípios credenciados, com toda segurança).

A estimativa de público para o evento é de 4.000 pessoas, priorizando Sericicultores em 221 municípios brasileiros onde a atividade de criação do bicho da seda é desenvolvida a partir de propriedades rurais familiares, além de empresários, pesquisadores e especialistas técnicos nacionais e internacionais do ramo da Seda natural. O evento terá a participação de especialistas mundiais da seda, abordando a inovação na sericicultura, sustentabilidade, produção orgânica, economia circular e tecnologias. 

O Congresso Internacional da Abraseda trará boas práticas de plantio das amoreiras e manejo do bicho da seda, inovação tecnológica e pesquisa acadêmica através de painéis temáticos. A gravação do evento ficará disponível para acesso online na plataforma virtual durante 30 dias subsequentes ao evento.

LANÇAMENTO PALÁCIO DA SEDA

Durante o evento o governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, por meio de vídeo fará o lançamento oficial do “Palácio da Seda”. O imóvel da antiga Casa Andrade Muricy, que fica no centro de Curitiba e também na área cultural da cidade, irá abrigar o Palácio da Seda, que vai contar a história da seda no Paraná, dando visibilidade a sericicultura no estado, a produção paranaense que é a maior do país, e também a única no ocidente. 

No local será valorizado o trabalho da agricultura familiar, incentivando a produção e a conexão com a pesquisa desenvolvida pelas Universidades. Também serão realizadas exposições de arte contemporânea, com arte produzida a partir do casulo e da seda, tendo ainda espaço de convivência e um café.

A licitação para a restauração do prédio já foi feita, os projetos estão sendo realizados pela empresa vencedora e as obras tem previsão de início em 2022. Será um investimento do governo do Estado, no circuito de turismo da cidade.

A Secretária de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, estará presente no Congresso.

AGENDA DO EVENTO:

07:30 – 08:00

Café da Manhã

08:00 – 09:00

Cerimônia de Abertura

1-Ministra da Agricultura - Tereza Cristina

2-Governador do Estado – em exercício - Darci Piana

3-Secretário da Agricultura do Estado – Norberto Ortigara

4-Presidente da Abraseda 

5-Diretor Presidente da Bratac - 

6-Autoridade Internacional

7-Presidente da Câmara Setorial

09:00 – 10:00

Painel de Inovação

1-Unidades de Referência 

2-Projeto Seda Brasil 

3-UEM 

4-UNESP

5-Embrapa Agropecuária Oeste

6-Inovação Internacional

7-Inovação Internacional

10:00 – 10:30

Coffee Break

10:30 – 11:30

Painel de Treinamentos

1-Cuidados com o solo – compactação e cultivo intercalado

2-Agroecologia

3-Boas práticas na Sericicultura – técnicas de manejo

4-Produção mecanizada

5-Técnicas para remediar a intoxicação do bicho da seda

6-Desafios da deriva de agrotóxico

7-Produção orgânica

11:30 – 12:00

Premiações

12:30 – 13:00

Encerramento Oficial

ORGANIZAÇÃO: ABRASEDA Associação Brasileira da Seda

PALESTRANTES 

- Alessandra Aparecida Silva - pesquisadora da UEM 

Palestra: Avaliação nutricional da pupa do bicho-da-seda (Bombyx mori L.) orgânica/agroecológica como fonte proteica alternativa na alimentação de frangos caipiras. 

- Maria Aparecida Fernandez - pesquisadora da UEM

Palestra: Análise da expressão do BmsbRNA e do potencial da administração preventiva de fármacos contra a infecção de lagartas com o baculovirus BmNPV.

- Rachel Colauto Milanezi Aguiar - pesquisadora da UEL 

Palestra: Efeitos da suplementação foliar com aminoácidos essenciais sobre o desenvolvimento de lagartas do bicho-da-seda Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae) e a produção de casulos.

- Santino Aleandro da Silva  UEL 

Palestra: Utilização de nematicidas biológicos em amoreiras (Morus alba) e a sua influência sobre o desenvolvimento de lagartas do bicho-da-seda, Bombyx mori (Lepidoptera: Bombycidae) e a produção de casulos.

- Carmem Iris Parellada Nicolodi (Presidente da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR) e Maria Inez Araujo de Abreu (Conselheira Estadual da OAB/PR) - OAB-PR

Palestra: Temas Contemporâneos de Propriedade Intelectual.  

- Karina Amadori - artista

Palestra: Seda e a arte 

- Erica Daiane Mauri - Cáritas Maringá 

Palestra: Os efeitos da pulverização por aeronaves: danos à saúde e aos produtores rurais

- Milton Parron Padovon - pesquisador EMBRAPA Agropecuária Oeste 

Palestra: Agroecologia na agricultura familiar 

- Julio Cesar Salton- pesquisador EMBRAPA Agropecuária Oeste

Palestra: Cuidados com o solo 

- Rômulo Scorza - pesquisador EMBRAPA Agropecuária Oeste

Palestra: Metodologia de análise de folhas de amoreira e bicho da seda expostos à deriva de agrotóxico

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS