São Paulo - A Associação da Indústria Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove) informou ontem que as exportações brasileiras de soja em grão ficarão acima dos volumes previstos para 2012/13 e 2013/14 no balanço de oferta e demanda divulgado no mês anterior. Como resultado, os estoques finais do produto deverão ser menores em ambos os períodos. O ano comercial da indústria começa em fevereiro e vai até janeiro do ano seguinte.
A associação aumentou em 800 mil toneladas a estimativa dos embarques do grão em 2012/13, para 31,8 milhões de toneladas. A projeção de esmagamento também foi revisada para cima, de 35,1 milhões para 35,6 milhões de toneladas. Mesmo que a produção esperada para este ano comercial tenha sido elevada de 66,8 milhões de toneladas para 67,7 milhões de toneladas, devem sobrar apenas 812 mil toneladas, 33% abaixo das 1,212 milhão de toneladas apontadas no levantamento anterior.
Para 2012/13, a Abiove também prevê um crescimento das exportações, de 37,5 milhões para 38,5 milhões de toneladas. Levando em conta que a oferta remanescente do ciclo anterior será significativamente menor, os estoques finais de soja cairão quase 38% ante as 3,712 milhões de toneladas estimadas no mês anterior, para 2,312 milhões de toneladas.
A entidade elevou em 400 mil toneladas a previsão para produção de farelo de soja no ano comercial 2012/13, para 27,1 milhões de toneladas. O volume adicional esperado pela associação deve ser destinado à exportação. De acordo com a Abiove, os embarques do produto devem aumentar para 13,5 milhões de toneladas, ante 13,1 milhões de toneladas estimadas no relatório anterior. Como as projeções para produção e exportações foram ajustadas na mesma proporção, os estoques finais de farelo devem continuar em 802 mil toneladas.
Para o ano comercial seguinte, a entidade zerou a previsão para as importações da commodity, antes projetadas em 50 mil toneladas. Tal revisão reduzirá a quantidade de farelo estocada no fim de 2013/14 para 902 mil toneladas. No balanço anterior, a Abiove previa 952 mil toneladas.
A estimativa da produção de óleo de soja em 2012/13 foi ampliada em 100 mil toneladas, para 6,85 milhões de toneladas, mas a perspectiva de exportação aumentou 150 mil toneladas, para 1,55 milhão de toneladas. Assim, devem restar 262 mil toneladas do produto nos armazéns em janeiro do ano que vem, menos que as 312 mil toneladas previstas em outubro.
A associação agora descarta qualquer importação de óleo em 2013/14. Como o volume remanescente de 2012/13 deve ser mais baixo, a Abiove estima que o estoque final seja de 262 mil toneladas, inalterado em relação ao ciclo anterior, mas abaixo das 332 mil toneladas esperadas no levantamento anterior.

mockup